Home > Dicas

É possível desfragmentar o HD no modo de segurança do Vista?

O procedimento é possível e funciona perfeitamente. Só que o Windows esquece de falar isso pra você.

Lincoln Spector, da PC World/EUA

07/07/2008 às 16h56

defrag_win_brasil_150.jpg
Foto:

defrag_win_brasil_150Dúvida enviada por Keith Brooks: "Por que o desfragmentador de disco do Vista não funciona quando uso o mode de segurança do sistema operacional?"

PC World: Ele funciona, sim, em modo de segurança – acontece que não conta isso pra você. O Windows Vista trata a desfragmentação como uma tarefa oculta, realizada em segundo plano e sem que utilitário exiba relatórios e gráficos de acompanhamento  e sem caixas bonitinhas de cores que mudam e nenhum sinal sequer de que algo esteja acontecendo.

Quando você roda o Defrag em condições normais (clicando com o botão direito no ícone do disco local em Computador, selecionando Propriedades, e clicando em Ferramentas, Desfragmentar Agora) você vê uma caixa de diálogo para agendar apenas quando a desfragmentação vai acontecer, e mais nada além disso.

defrag1
Caixa de diálogo: só exibida na modo convencional

É só fazer o mesmo no modo de segurança, e a desfragmentação começará silenciosamente.

++++

defrag_win_brasil_150Eis outro problema de desfragmentação do Vista: digitar “defrag c:” em um prompt de comando resulta em uma mensagem de erro. No Vista, você só pode executar uma linha de comando de desfragmentação a partir de um prompt de comando de administrador.

Para isso, selecione Iniciar, Todos os programas, Acessórios. Clique com o botão direito no ícone Prompt de comando e selecione Executar como administrador.

Você vai saber se está no caminho certo quando o Vista fizer você passar por uma caixa de diálogo de Controle de Conta do Usuário (isso se você não tiver desativado essa opção de segurança, claro).

defrag3

Linha de comando: apenas o administrador tem acesso a ela

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail