Home > Dicas

É possível recuperar o usuário Administrador deletado no Windows?

Conheça alguns dos principais problemas que os usuários do sistema operacional podem ter e como recuperar uma senha perdida.

Por Cauã Taborda, especial para a PC World

14/03/2008 às 17h02

no_admin_150.jpg
Foto:

Reportagem feita a partir de dúvida de leitor; saiba mais

pc_triste150Tanto o Windows XP como o Vista criam usuários no momento da instalação. Estes usuários serão registrados como os administradores da máquina, com permissão para realizar alterações em todo o micro.

Normalmente, um outro usuário é criado pelo sistema operacional, que assim como o administrador, terá permissão para instalar ou remover programas, mover e apagar arquivos, alterar configurações de segurança, etc.

Mas o administrador do sistema tem a possibilidade de criar contas de usuário limitadas, restringindo o poder que ele terá sobre determinadas tarefas. A princípio, um usuário limitado não pode instalar e remover programas, tem acesso restrito a algumas pastas no HD e não pode alterar rotinas que possas afetar a segurança do sistema.

Tais contas vissam assegurar a integridade do sistema: com poderes limitados, usuários comuns têm menor chance de apagar algum arquivo de sistema ou programa importante.

Mas utilizar uma conta limitada de usuário, ou várias contas no caso de um PC com muitos usuários, pode se tornar uma dor de cabeça.

No Windows XP, a toda tentativa de instalação de um programa a partir de uma conta limitada, a senha do administrador será requisitada. Se essa for a política de segurança de sua empresa, tudo o que resta a fazer é pedir ao responsável pelos computadores que instale o software para você.

Já no Windows Vista as coisas são diferentes. O controle de contas de usuário (UAC por sua sigla em inglês) impõe uma série de limitações mesmo aos usuários com perfil de administrador (clique aqui para ver como lidar corretamente com o UAC).

Ao optar por habilitar a senha do administrador e ativá-la você deve memorizar a senha utilizada (uma sugestão é anotá-la em um local seguro). Ela será solicitada toda vez que algum alteração importante seja feita no sistema e esquecer dela pode trazer algumas dificuldades.

++++
pc_triste150Esqueci a senha, o que fazer?
Se o seu computador possui mais de um usuário que possua o perfil de administrador, basta se logar como ele, acessar o Painel de Controle, Contas de usuários e dar um “reset” na senha do usuário esquecido.

Se essa opção não for permitida, por você acessar o sistema a partir de uma conta limitada, na tela de login do Windows (onde são exibidas as contas de usuário) pressione Ctrl e Del simultaneamente e,  na caixa de diálogo, digite o nome de usuário “Administrador”.

Este é um usuário administrativo padrão do Windows. Por esse usuário será possível restaurar a senha do usuário problema.

Outra maneira de acessar o usuário Administrador é pelo modo de segurança. Enquanto o sistema é carregado, na inicialização do micro, pressione a tecla F8 e escolha a opção “Modo seguro” ou “Modo seguro com rede” para acesso à web.

O administrador pode sumir?
Não. A conta de Administrador, tanto no Windows XP como no Vista, não pode ser deletada por nenhum outro usuário, mesmo com perfil de administrador.

É possível, entretanto, atribuir uma senha para esse conta. No caso de a senha do Administrador for esquecida, três soluções podem ser tomadas.

A primeira é utilizar um software para recuperação de senha, como o Ophcrack. Baixe o programa em um outro PC e grave-o em um CD. Use o CD com o Ophcrack no boot da máquina com a senha perdida. O programa ativa uma gigantesca base de senhas, que pode recuperar a sua em alguns minutos.

Outra solução é utilizar um software que reinicia as senhas do sistema, mas estes podem envolver perda de dados. Dois programas, os gratuitos Offline NT Password & Registry Editor e o Emergency Boot CD prometem resgatar senhas do Windows.

Uma terceira e mais dramática solução é reinstalar o sistema operacional, seus arquivos serão mantidos, mas as atualizações de sistema feitas serão perdidas. Para usuários que possuem o CD do Windows essa é uma solução confiável.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail