Home > Dicas

É tudo grátis! 12 utilitários para seu PC

Organize seu desktop, abra arquivos compactados, queime DVDs e controle remotamente seu PC sem gastar nenhum tostão

Robert Strohmeyer, PCWorld EUA

13/05/2011 às 17h32

Foto:

Olha a promoção, hoje é tudo de graça! Vasculhamos a web para encontrar os melhores utilitários para facilitar o seu dia-a-dia no PC. Hoje vamos mostrar ferramentas que irão ajudá-lo a arrumar seu desktop, controlar vários PCs, se livrar de programas indesejados e queimar DVDs com perfeição.

Organização automática: em vez de ficar clicando no Windows Explorer para descobrir onde o Windows colocou aquele arquivo MP3 que você acabou de baixar, experimente o DropIt. Este utilitário Open Source permite que você associe pastas a tipos de arquivos específicos (por exemplo C:\Musicas aos arquivos MP3). Basta arrastar os arquivos para a grande seta no seu desktop e eles irão automaticamente para o lugar certo.

Uma nova Dock: A barra de tarefas do Windows 7 não é ruim, mas a ObjectDock da Stardock é melhor e replica com exatidão o comportamento e a aparência da Dock do Mac OS X, com direito a todas as animações e efeitos.

objectdock-360px.jpg

ObjectDock: jeitão de Mac OS X, no Windows

Remoção completa: Nenhuma lista de utilitários gratuitos está completa sem o Revo Uninstaller. O painel “Adicionar/Remover Programas” do Windows não faz um bom serviço ao desinstalar os programas indesejados de seu PC, deixando para trás “lixo” que pode se acumular e prejudicar o desempenho do sistema. Mas o Revo Uninstaller remove os programas sem deixar nenhum pedacinho para trás, mantendo seu PC sempre impecável.


Um desktop mais limpo: O Fences, da Stardock, permite que você crie “cerque” áreas em seu desktop para agrupar ícones específicos. Deixe os programas em uma cerca, os documentos na outra, ou misture como quiser. É essencial para manter a área de trabalho organizada.

Máquina virtual: O VirtualBox da Oracle permite criar uma máquina virtual (VM - Virtual Machine), ou seja, um “PC” dentro de seu PC, rodando em uma janela ou tela cheia. Assim você pode experimentar múltiplas versões do Windows, Linux ou qualquer outro sistema operacional sem precisar formatar o PC ou se preocupar com backups. Ele também permite criar backups das máquinas virtuais, então se algo der errado numa VM você pode restaurar o sistema para um estado funcional com um clique. Essencial para desenvolvedores.

 
virtualbox-360px.jpg
VirtualBox: Rode o Linux dentro do Windows, o Windows dentro do Mac OS X, etc...

 

Descompactador universal: Se você já se perguntou “pra que serve um arquivo .rar?” então precisa do 7-Zip. Este utilitário pode abrir todos os principais formatos de arquivos compactados, além de alguns dos mais obscuros, e também pode criar arquivos compactados. Se integra ao Windows Explorer, então com um clique do botão direito você pode “zipar”, “deszipar” ou converter um arquivo entre formatos. 

FTP essencial: Desenvolvedores web e designers frequentemente precisam transferir arquivos entre máquinas e servidores usando o protocolo FTP (File Transfer Protocol), e o Filezilla é a melhor ferramenta para isso. Não é bonito, e pode parecer um pouco complicado, mas é gratuito e poderoso.

Controle seus monitores: O DisplayFusion lhe permite lidar com múltiplos monitores de formas que o Windows não permite. Você pode, por exemplo, colocar um papel de parede diferente em cada monitor, ou dividir uma imagem entre dois deles. Também tem atalhos de teclado para organizar automaticamente o desktop, e permite que você defina comportamentos específicos para cada aplicativo.

A web no seu desktop: Se você passa a maior parte do dia em aplicativos na web como o Google Docs ou GMail, a extensão Mozilla Prism para o Firefox pode ajudar a restaurar sua sanidade. Ela permite transformar seus web-apps favoritos em “aplicativos” separados, com ícones no desktop ou menu iniciar e janelas próprias, reduzindo o número de cliques necessários para chegar até eles e evitando a confusão causada por dezenas de abas abertas em uma só janela do navegador.

Um teclado, muitos PCs: Tenho três computadores na minha mesa, rodando Linux, Windows e Mac OS X. Mas com o utilitário Synergy eu posso usar um único teclado e mouse para controlar as três máquinas, não importa o sistema operacional. Quando o cursor do mouse chega à beira da tela de uma máquina, o Synergy usa a rede Wi-Fi para enviá-lo para a máquina ao lado. É a coisa mais próxima de mágica que seu PC vai encontrar.

Queime tudo!: O ImgBurn é uma ferramenta indispensável para quem precisa gravar CDs e DVDs. Pode gerar discos a partir de imagens ISO, imagens ISO a partir de discos, tem um sistema que permite a leitura mesmo de discos “difíceis de ler” em outros programas (bom para resgatar os dados naqueles seus CDs velhos e amarelados) e pode até dar informações técnicas detalhadas sobre um disco ou drive. 

imgburn-360px.jpg

ImgBurn: tudo o que você precisa para gravar e duplicar CDs e DVDs

Touchpad portátil: O Logitech Touch Mouse usa sua rede Wi-Fi para permitir que você transforme um iPhone, iPod ou iPad em uma combinação de teclado e mouse sem fio para comandar um PC ou Mac.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail