Home > Dicas

É tudo grátis: 5 utilitários para lidar com arquivos

Recupere documentos apagados, remova duplicatas, otimize a cópia de arquivos e queime CDs sem gastar um tostão.

Robert Strohmeyer, PCWorld EUA

21/06/2011 às 17h49

Foto:

Continuamos vasculhando a web para encontrar os melhores utilitários para facilitar o seu dia-a-dia no PC. Hoje vamos mostrar cinco ferramentas para lidar com arquivos, que permitirão que você recupere documentos apagados, remova duplicatas, otimize a cópia de arquivos e queime CDs. Aproveite, é tudo grátis!

Recupere arquivos apagados: que atire a primeira pedra quem nunca apagou um arquivo e se arrependeu depois. A boa notícia é que quando você faz isso, o arquivo não some imediatamente do disco rígido ou cartão de memória: o espaço ocupado por ele é marcado como “vazio” mas os dados continuam lá, até que seja necessário reutilizá-lo.

recuva-360px.jpg

Recuva: recupere arquivos apagados

O Recuva, da Piriform, é uma ferramenta essencial que vasculha os setores do HD, cartão de memória, pendrive ou media player em busca destes dados “excluídos” e os restaura. Não existe certeza absoluta de que você terá o arquivo de volta (quanto mais cedo tentar recuperá-lo, maiores as chances), mas é melhor tentar do que chorar pelo leite derramado.

Remova as duplicatas: mesmo que seu PC tenha um HD imenso suas fotos, músicas, filmes e vídeos domésticos podem se acumular e ocupar todo o espaço em um piscar de olhos. O Fast Duplicate File Finder ajuda a recuperar espaço indicando quais arquivos estão duplicados, eliminando redundâncias e lhe ajudando a recuperar gigabytes perdidos.

HD onipresente: quer ter um “HD” de 2 GB sempre acessível em seus computadores e smartphones? Quer criar pastas de arquivos compartilhados que sua família e amigos podem acessar de qualquer lugar? O Dropbox faz tudo isso, e funciona no em PCs com Windows, Linux e Mac OS X ou smartphones com o iOS, Android, Blackberry e mais.

Cópia rápida: copiar arquivos grandes ou uma imensidão de arquivos pequenos de um disco para o outro pode consumir recursos de sistema, deixar seu PC lento e demorar muito mais do que devia. O TeraCopy reduz o tempo necessário otimizando as operações com os dados e permitindo operações assíncronas. Com ele também é possível pausar e continuar grandes transferências, para que você possa continuar a trabalhar sem incômodos.

Queima eficiente: O Windows 7 já tem a habilidade de gravar imagens de CD (arquivos .ISO) integrada ao Windows Explorer, mas o XP e Vista não tem. Se você ainda roda estes sistemas e quer gravar CDs sem gastar dinheiro em um programa para isto, experimente o CDBurnerXP. Ele é útil até para os usuários do Windows 7, já que traz recursos não presentes no sistema operacional, como a capacidade de "desenhar" rótulos no CD usando mídias compatíveis com a tecnologia LightScribe.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail