Home > Notícias

eBay anuncia plano de tornar Skype independente e com abertura de capital

Gigante de leilões anuncia que planeja tornar o Skype uma empresa independente com oferta de ações no primeiro semestre de 2010

Redação do IDG Now!

14/04/2009 às 18h09

Foto:

O eBay anunciou na terça-feira (14/04) planos para tornar o Skype uma empresa independente do gigante de leilões começando por uma oferta inicial de ações (IPO na sigla em inglês) que deverá estar finalizada no primeiro semestre de 2010.

"É evidente que o Skype tem sinergias limitadas com o eBay e o PayPal. Acreditamos que a operação do Skype como uma empresa independente e de capital aberto é o melhor caminho para maximizar seu potencial", afirmou o Chief Executive Officer (CEO) do eBay, John Donahoe, em comunicado. O anúncio esclarece também que a data específica da abertura de capital dependerá das condições de mercado. O comunicado também não cita um possível preço inicial para oferta de ações do Skype.

Em setembro de 2005, o eBay gastou 2,6 bilhões de dólares em dinheiro para comprar a Skype Technologies, fundada em 2002 por Janus Friis e Niklas Zennstrom. Segundo a companhia, a decisão é desdobramento de uma estratégia traçada por Donahoe para detectar o potencial de interação do Skype com os serviços do eBay.

A substituição do co-fundador Zennstrom no cargo de CEO por Josh Silverman fez parte da estratégia, com Donahoe afirmando que o novo executivo foi diretamente responsável pelo aumento na base de usuários e no faturamento do Skype em 2008, que chegaram a 405 milhões e 551 milhões de dólares, respectivamente.

Com o anúncio, o eBay se separa de duas companhias compradas nos últimos anos que não se integraram como esperado em seus serviços de comércio eletrônico. Na segunda-feira (13/04), os co-fundadores do StumbleUpon anunciaram uma parceria com fundos de investimento para que o serviço de recomendação de sites, adquirido em 2007 por 75 milhões de dólares, fosse recomprado do eBay e recomeçasse como novamente como startup.

Semelhante à usada no Skype, a justificativa oficial citava falta de sinergia entre o serviço e a plataforma de leilões. Há um ano, o eBay já admitia uma possível operação separada do Skype dada a dificuldade de rentabilizar o popular serviço de VoIP e tentar pagar o investimento bilionário em sua compra.

Desde então, o serviço vinha se esforçando para oferecer serviços que ajudassem o Skype a monetizar sua base de usuários, com a reformulação dos planos de minutos, serviço de telefonia sobre IP para empresas e versões do software para Java, iPhone e BlackBerry.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail