Home > Notícias

eBay compra participação do Yahoo em site sul-coreano de e-commerce

eBay compra participação de 10% do Yahoo no Gmarket e pretende adquirir controle da empresa sul-coreana até o final do trimestre

IDG News Service / Cingapura

16/04/2009 às 9h17

Foto:

O site de leilões eBay anunciou a compra das ações do Yahoo no site de e-commerce Gmarket, da Coreia do Sul, com o objetivo de adquirir toda a operação do site até o final do segundo trimestre e fortalecer sua presença no mercado sul-coreano.

O Yahoo conta com 10% de participação no Gmarket e concordou em vender sua fatia ao eBay a 24 dólares por ação. As outras operações do Yahoo na Coreia do Sul não serão afetadas pela aquisição do Gmarket, informou a empresa.

O anúncio do Yahoo ocorreu pouco após o eBay sinalizar seu interesse na aquisição do Gmarket e fundir a operação à Internet Auction Co. (IAC),  subsidiária de e-commerce do eBay na Coreia do Sul.

Para comprar o Gmarket, o eBay precisa adquirir 67% das ações da empresa. A oferta deve alcançar 1,2 bilhão de dólares se for aceita por todos os acionistas do site sul-coreano.

Além do Yahoo, a empresa sul-coreana Interpark, que conta com 34% das ações do Gmarket, também aceitou a oferta do eBay. A proposta também conta com o apoio do Chief Executive Officer (CEO) e presidente do Gmarket, Young Bae Ku.

A oferta do eBay ocorre na mesma semana em que a empresa decidiu promover a oferta pública de ações do Skype e torná-lo independente, em 2010. O objetivo do eBay é se voltar a seu principal negócio: o mercado de comércio eletrônico em leilões e de pagamentos online.

A Coreia do Sul é um dos países mais conectados do mundo. Em 2008, o Gmarket gerou uma receita de 220,8 milhões de dólares, enquanto a IAC, empresa adquirida pelo eBay em 2001, faturou 161,2 milhões de dólares.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail