Home > Dicas

Edite suas fotos de graça na web

Quatro opções para tratar imagens que estão no HD ou em sites de compartilhamento.

Dave Johnson, da PC World / EUA

19/05/2009 às 13h25

fotos_online_150x100.jpg
Foto:

fotos_online_150x100.jpgEstá procurando um editor de fotos? As escolhas mais tradicionais incluem o Adobe Photoshop Elements e o Corel Paint Shop Pro. Há também opções gratuitas como o Paint.Net e o GIMP.

Mas hoje em dia, existe uma forma totalmente nova de editar suas fotos digitais: usando editores online, que rodam dentro de um navegador de internet – seria o equivalente para fotos do Google Docs ou do Zoho.

As vantagens são que você não precisa instalar nada e ainda pode editar suas fotos em qualquer lugar com conexão à internet. As desvantagens? Exatamente o que você imagina: esses programas, em geral, oferecem somente uma pequena fração dos recursos encontrados nos grandes editores de imagem, como o Photoshop – e, claro, você não pode trabalhar offline. Vamos dar uma olhada em alguns desses programas.

FotoFlexer
O FotoFlexer é a prova de que você não precisa sacrificar todos os recursos que conheceu a partir de programas como o Photoshop Elements para usar um editor online de fotos.

Depois que você fizer upload de uma imagem para o site, vai ver uma interface de um programa simplificado de edição de fotos. Mas há muitos recursos extras, incluindo suporte a camadas – você pode carregar diversas imagens e controlar a opacidade de cada camada, da mesma forma que num editor de imagem comercial.

O programa ainda traz efeitos como extremidades borradas, escalas de cinza e conversão em sépia, além da habilidade de transformar suas fotos em quadrinhos. O FotoFlexer tem até a ferramenta como as Curvas do Photoshop para ajuste de cor e o modo tela cheia para que você não se sinta trabalhando num navegador.

fotoflexer2.jpg

Picnik
Apesar de não ser a opção mais potente disponível, o Picnik é interessante. Você pode usar sua interface simples para reunir fotos de seu HD ou de sites de compartilhamento como o Flickr, Facebook, e Myspace. O básico ele oferece: você pode girar, cortar, redimensionar e retocar as cores e a exposição.

Como o Corel Paint Shop Pro, o removedor de olhos vermelhos lida muito bem tanto com humanos quanto com animais. A aba Create (Criar) traz filtros de efeitos especiais, como preto & branco, sépia, realce nas cores e desfoque suave.

picnik2.jpg

SplashUp
O SplashUp tem a interface mais tradicional dos editores online dessa lista. É completa com uma barra de menu na parte de cima da página e uma barra de ferramentas à esquerda com todos os itens usuais. Assim como o FotoFlexer, o site tem suporte a camadas, de forma que você pode combinar fotos ou fazer ajustes finos em suas imagens.

O SplashUp possui até seu próprio formato de arquivo, que preserva as informações sobre camadas, de forma que você pode abrir um projeto e continuar editando depois – como no Photoshop. Você pode carregar fotos de seu PC ou de sites de compartilhamento como Facebook, Flickr, Picasa, e SmugMug.

splashup2.jpg

Photoshop Express
Por mais bacana que o Splashup seja, ele não é tão caprichado como o Adobe Photoshop Express, uma versão online do bom e velho Photoshop Elements. Você tem acesso ao mesmo basicão que o FotoFlexer oferece – por exemplo, cortar, girar, remover olhos vermelhos, correção de exposição – mas não há suporte para camadas nem para outros recursos mais poderosos de edição e correção do Elements.

Você vai ter acesso a itens legais, como o ‘fill light’ (que permite ajustar o primeiro plano separadamente do fundo), filtros e distorção de imagem. E da mesma forma que a versão para desktop do Photoshop, você pode escolher entre diversas variações de miniaturas para o mesmo efeito.

Assim como as outras ferramentas, você pode subir fotos de seu próprio PC ou de sites como Facebook, Flickr, Photobucket e Picasa. A Adobe oferece generosos 2 GB de espaço para armazenamento online – e há opções de serviço pago com capacidade extra para fotos.

photoshop_online2.jpg

pcw_logo_twitter_73.jpg
> Siga PC WORLD no Twitter em http://twitter.com/pcworldbrasil

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail