Home > Notícias

Editor de vídeos Final Cut Studio chega em nova versão

Nos Estados Unidos, o software custa 999 dólares para novos usuários e 299 dólares para atualização de versões anteriores.

Jonathan Seff, da Macworld/EUA

24/07/2009 às 11h35

Foto:

A Apple lançou nesta quinta-feira (23/7) a atualização do pacote de edição multimídia Final Cut Studio. A nova versão inclui o Motion 4, Soudtrack Pro 3, Color 1.5 e Compressor 3.5.

A empresa também baixou os preços do pacote de aplicativos de 1.299 dólares para 999 dólares (novos usuários) e de 499 dólares para 299 dólares (atualização). O Final Cut Studio funciona apenas em Macs com sistema OS 10.5.6 ou superior.

Final Cut Pro 7
O editor de vídeo não linear tem três novas versões do codec ProRes para uma edição de vídeo mais rápida e com melhor qualidade. A janela de exportação de vídeos, semelhante ao iMovie, recebeu várias opções, como por exemplo, codificação do projeto em discos Blu-ray.

As melhorias também aconteceram no TimeCode (linha do tempo), marcadores, suporte à Closed Caption, exportação de fundos, transições de vídeos, suporte a gestos multi-toque e no Cinema Tools 4.5.

fcpeasyexport_original.jpg

A exportação de vídeos pode ser diretamente para uma
discos Blu-ray, YouTube, MobileMe, entre outros.

Motion 4
A edição de gráficos 2D e 3D em tempo real agora inclui sombras e reflexos 3D com possíveis ajustes na cor, sombra, opacidade e muito mais. Ainda na área 3D, é possível fazer mudanças na profundidade de campo, mudança de foco da câmera. Conta ainda com uma nova ferramenta de textos que traz o recurso Adjust Glyph que distorce textos e traz animações prontas.

O Motion também suporta comandos multi-toque e adiciona o filtro Bad Film para efeitos de vídeos antigos.

motion4screengrab_original.jpg

Ajustes no reflexo e na perspectiva de objetos 3d podem
ser controlados com bastante facilidade.

Soundtrack Pro 3
A edição de áudio do programa recebeu um novo ajuste do nível do volume para evitar diferenças de altura no volume de conversas em diálogos.

O Soundtrack Pro 3 também inclui ferramentas de edição em vários canais, redutor de ruídos, suporte a iXML, integração com mesas de trabalho Euphonix e teve seu desempenho geral melhorado.

soundtrackpro_original.jpg

A frequência dos arquivos de áudio podem ser vistas no modo Spectrum View

Color 1.5
O software de correção de cores da Apple ganhou suporte a arquivos 4K e tornou-se compatível com várias câmeras de vídeos (como a Red One) e suporta a mesa de edição profissional Tangent Devices Wave e Euphonix MC Color. O Color 1.5 também inclui mais de 90 configurações de cores pré-programadas.

color15snap_original.jpg

A interface do Color 1.5 é quase que totalmente a mesma da
versão anterior, mas muitas mudanças foram feitas para um bom resultado final

Compressor 3.5
A exportação dos vídeos agora pode ser feita diretamente para a internet, ou para a biblioteca do iTunes. Além de exportar os vídeos em diferentes formatos, ele pode gravar diretamente em discos Blu-ray e DVD.

compressor_original.jpg

Os vídeos podem ser exportados e postados diretamente no YouTube ou no MobileMe.

Final Cut Server 1.5
A Apple também divulgou a nova versão do Final Cut Server 1.5 que ajuda na pós-produção do material. Alguns ajustes foram feitos para evitar tarefas repetitivas. O programa adiciona o proxy ProRes 422 aos novos arquivos, tem um melhor recurso de busca, suporta imagens em sequência e suporta metadados de arquivos de áudio.

O Final Cut Server custa 999 dólares para novos usuários. Quem for fazer a atualização para a nova versão a licença sai por 299 dólares.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail