Home > Notícias

Educação: redes sociais oferecem potencial para formação de jovens

Para pesquisadores norte-americanos, professores devem aproveitar as habilidades que os sites de relacionamento oferecem.

Redação do IDG Now!

20/06/2008 às 12h19

Foto:

Uma pesquisa da Universidade de Minessota, Estados Unidos, concluiu que sites de relacionamento como Orkut, MySpace e Facebook trazem benefícios educacionais, contestando todos os estudos recentes sobre o tema.

Dos estudantes observados, 94% usam a internet, 82% entram na web em casa e 77% têm perfil em sites de relacionamento. Quando perguntados sobre o quê eles aprendem usando sites assim, os estudantes listaram habilidades tecnológicas, em primeiro lugar, depois criatividade, abertura a diferentes visões e habilidades de comunicação.

Os dados foram coletados durante seis meses entre estudantes de 16 e 18 anos em 13 escolas de ensino médio das regiões urbanas do meio-oeste dos Estados Unidos. Além dos questionários, um sub-grupo foi escolhido aleatoriamente para responder sobre suas atividades na internet, como MySpace.

“O que nós descobrimos foi que estudantes usam sites de relacionamento estão atualmente praticando habilidades do século 21 e querem desenvolvê-las para alcançar o sucesso”, disse Christine Greenhow, uma das pesquisadoras da Faculdade de Educação e Desenvolvimento Humano da universidade.

++++

Ela acrescenta que “os estudantes estão desenvolvendo atitudes positivas ao usar sistemas de tecnologia, editando e customizando conteúdos e pensando sobre design e layout online. Eles estão ainda colaborando com trabalhos criativos como poesia e filmes e praticando uso responsável e seguro de informações e tecnologia. Os sites oferecem um potencial educacional enorme.”

Greenhow disse que os resultados mostram que as redes sociais oferecem mais do que simplesmente relacionamentos online, mas têm também características educacionais. “Como educadores, nós sempre queremos saber de onde nossos estudantes vêm e em que eles estão interessados para em cima disso construirmos nosso ensino. Entendendo como eles podem usar positivamente tecnologias sociais em suas vidas e quais são as oportunidades educacionais ainda desconhecidas, podemos tornar as escolas mais conectadas e relevantes para os jovens”.

A pesquisadora sugere que os educadores ajudem os alunos a perceber ainda mais os benefícios de suas redes sociais na Web, para aprofundar seus trabalhos e para que surjam idéias sobre o que significa ser um bom “cidadão digital”.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail