Home > Notícias

Eike Batista quer ser sócio da Foxconn e produzir iPads no Brasil

Empresário do grupo EBX confirmou que tem interesse em investir na fabricação dos tablets da Apple no País

Redação da Computerworld*

24/10/2011 às 13h26

Foto:

A Foxconn pode estar perto de encontrar o seu sócio brasileiro. O empresário Eike Batista, do grupo EBX, sinalizou interesse em investir na fabricação de iPads no País. O assunto foi discutido durante encontro com a presidente Dilma Rousseff e sua equipe ministerial, em Brasília, no Palácio do Planalto.

Eike foi recebido pela presidente e os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Aloizio Mercadante; e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. Na reunião, eles discutiram a participação de capital nacional nas indústrias de telas sensíveis ao toque que a Foxconn anunciou que instalará no País.

“Estamos evoluindo as negociações em torno da montagem de fábricas de tela display no Brasil”, informou o ministro Mercadante, na saída. Ele lembrou a visita recente (a segunda) do presidente da taiwanesa Foxconn e o envio de técnicos do governo brasileiro a Taiwan e à China para seguir nas tratativas. “Agora estamos formando a parcela de capital brasileiro, é absolutamente decisivo para transferência de tecnologia.”

O ministro acrescentou que a intenção é avançar as negociações com dois sócios tecnológicos (Positivo e Semp Toshiba) e a EBX como investidor estratégico.

Sobre a entrada na negociação, Eike Batista disse que a EBX está “estudando”. “Queremos participar desse empreendimento”, comentou. “O Brasil tem o potencial do mercado, que é o principal.” Ele citou a proposta do MCTI de dotar os estudantes da rede pública com tablets como uma medida que ajudaria a criar um ciclo virtuoso, em que se melhora a educação e, com isso, a renda.

Segundo Mercadante, a presidenta Dilma ficou “bastante otimista” com as informações que recebeu quanto à fabricação de telas e outros planos de investimentos expostos pelo empresário.

*Com informações da Agência MCTI

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail