Home > Notícias

Eleições EUA: Urnas eletrônicas têm falhas de funcionamento

Embora alguns responsáveis neguem 'maiores inconvenientes', bugs atingem comunicação wireless e problemas para ligar máquinas.

IDG News Service/ EUA

04/11/2008 às 14h39

Foto:

Em dia de eleição norte-americana para eleger o futuro presidente dos Estados Unidos, algumas urnas eletrônicas registram problemas de funcionamento.

Bugs foram registrados nos Estados da Flórida, Ohio, Pensilvânia e Virginia, com grande peso de votos, que podem decidir se o futuro presidente dos Estados Unidos será o democrata Barack Obama ou o republicano John McCain.

Leia mais:
> Obama X McCain na web
> Acompanhe a eleição pela internet

As máquinas não chegaram sequer a funcionar em alguns Estados, enquanto em outros, a urna eletrônica quebrou durante o processo de votação e precisou ser reiniciada.

Alguns grupos afirmam estar de olho no processo eletrônico e possíveis problemas na hora do voto. Embora não haja necessidade de ‘backup’ de papel, algumas zonas de votação estão aptas a adotar as cédulas de papel.

Este não é o caso em todas as regiões, diz a diretora executiva do Verified Voting, Pamela Smith. “Não há uma política clara sobre quando distribuir as cédulas”, explica.

Além disso, em caso de falha de muitas máquinas, as cédulas de votação podem acabar. Isto já aconteceu em Nova Jersey e afastou alguns eleitores, que não aguardaram a execução de cópias dos papéis. Em Illinois, também houve relatos de problemas com as máquinas, segundo Pamela.

O jornal Times-Dispatch, de Virginia, revelou logo pela manhã alguns problemas com o voto eletrônico, incluindo bugs em sistemas wireless e erro humano.

Enquanto isso, os responsáveis pelo controle negam inconvenientes. O porta-voz da Secretária de Estado de Ohio, Jeff Ortega, disse que seu escritório não recebeu reclamações sobre problemas ali.

Na Filadélfia, a resposta foi de que “não há mais problemas além do normal” com as urnas eletrônicas, mesmo sendo o local de origem de vários bugs das máquinas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail