Home > Dicas

Eleições: iPhone ganha lista de candidatos e “cola” para a hora do voto

Aplicativos gratuitos permitem conferir os números dos candidatos, simular a votação em urna virtual e acompanhar a apuração em tempo real

Daniel dos Santos, Now! Digital

29/09/2010 às 12h24

Foto:

Com tantos cargos a serem indicados no dia 3/10 (presidente, governador, senador, deputado...), é fácil se confundir na hora de votar. Para ajudar nesse processo, a App Store, loja de aplicativos da Apple, tem vários programas gratuitos voltados para as eleições, desenvolvidos por brasileiros. Com eles, é possível conferir o número dos seus candidatos, simular o voto, montar uma “cola” para a votação e até acompanhar o desenrolar da apuração.

Para quem quer saber as tendências do cenário eleitoral, o aplicativo Eleições 2010 – Estadão, traz os dados das últimas pesquisas eleitorais, realizadas por grandes institutos, como Datafolha, Ibope, Sensus e Vox Populi. Com ele é possível conferir a evolução e tendências do eleitorado para o pleito para presidente e governador. O programa foi lançado em junho com um bug, que invertia os números, mas o problema foi corrigido. 

O Eleições 2010 Brasil permite consultar a situação de seu título de eleitor, pesquisar os números dos candidatos por estado, partido, cargo ou nome e preparar a lista dos políticos escolhidos. Mas como há restrições sobre o uso de celular e câmeras na hora do voto, é melhor imprimir essa tela. Caso queira fazer isso, basta clicar no botão enviar E-mail do programa e imprimir o documento no seu computador.

Na opção simulador, o usuário tem a oportunidade inclusive de inserir os números desejados em uma “urna virtual” idêntica à da Justiça eleitoral, com direito à exibição do nome e da foto do candidato. Pena que os botões da urna fiquem tão pequenos que seja difícil pressioná-los.

urna390

Eleições 2010: simule seu voto no celular

No software O Globo Eleições 2010, o usuário encontra notícias sobre a eleição, o que os candidatos andam dizendo em seus perfis do Twitter, vídeos de campanha, pesquisas e os perfis dos candidatos à presidência.

Quarto aplicativo mais baixado pelos brasileiros no ranking dos programas gratuitos para o iPhone,  o iDivulga Eleições 2010 permite acompanhar a apuração de qualquer cargo eletivo no País, com dados obtidos do TSE e que serão atualizados, em média, a cada 3 minutos, segundo o desenvolvedor do programa,  Paulo Silva.

Seja qual for a sua escolha de aplicativo, não deixe avaliar bem seu candidato antes de votar.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail