Home > Dicas

Eliminar erros no HD pode melhorar até o desempenho do computador

Bugs no sistema de arquivos geram lentidão e mau funcionamento em programas. Ferramentas do Windows ajudam a resolvê-los.

René Ribeiro, da PC WORLD

16/12/2009 às 13h44

Foto:

Alguns problemas no computador podem ser resolvidos verificando a integridade do disco rígido, principalmente se ele já tiver alguns anos de uso. Verificar e eliminar (caso existam) problemas de arquivos truncados pode até melhorar o desempenho geral do computador, dependendo de fatores como espaço em disco e sistema operacional instalado. Esta dica também vale para discos externos (USB, Firewire ou mesmo e-Sata) e pode ser utilizada em qualquer versão do Windows.

Clique em Iniciar, depois em Computador (se estiver no Windows XP, escolha Meu Computador). Então clique com o botão direito do mouse na unidade que deseja verificar e escolha Propriedades.

Escolha a guia Ferramentas e, em seguida, a opção Verificar agora. Para reparar automaticamente problemas com arquivos e pastas que o software detecta, selecione Corrigir erros do sistema de arquivos automaticamente. Caso contrário, a ferramenta mostrará os erros, mas não irá corrigi-los.

verif_agora_350.jpg

Caso queira executar uma verificação completa, selecione a opção Procurar setores defeituosos e tentar recuperá-los. Esta opção, porém, tenta localizar e reparar erros físicos na unidade e pode levar muito mais tempo para ser concluída. Também é possível selecionar as duas opções, sem restrição alguma.

Dependendo do tamanho do disco, o processo pode levar vários minutos. Nesse tempo, é aconselhado a não executar nenhuma outra tarefa no PC, de forma que nenhuma operação seja feita no disco rígido durante o diagnóstico e reparo.

Leia também:
>> Recupere a partição do disco rígido
>> Seis ferramentas de manutenção que funcionam a partir do pendrive
>> Novo "Ghost" facilita restauração de dados de servidores
>> Remova o arquivo de hibernação do seu PC
>> O que fazer quando o usuário é culpado pela demora do boot do Windows

Desempenho
Feitas as correções, é interessante desfragmentar o disco. Esse processo consiste em organizar os arquivos de forma que as cabeças de leitura e gravação do HD tenham um movimento mais uniforme. Dessa forma ganha-se tempo para acessar e carregar os arquivos.

A ferramenta está no mesmo menu da dica anterior, portanto, clique com o botão direito do mouse na unidade que deseja desfragmentar e escolha Propriedades. Escolha a guia Ferramentas e em seguida, Desfragmentar agora. Em seguida, clique no botão Desfragmentar Disco.

O processo será iniciado. Todos os arquivos do HD serão erorganizados, portanto, o processo será longo - chegando a consumir 30 minutos ou mais tempo, dependendo do tamanho do disco rídigo, da sua fragmentação e do espaço livre disponível. Não execute nenhuma outra tarefa enquanto a desfragmentação não terminar.

desfrag.jpg

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail