Home > Notícias

Em 2014, o tráfego mensal de dados móveis será igual ao do ano de 2008

Segundo a ABI Research, daqui a quatro anos o volume de dados que passará pelas operadoras móveis deverá chegar a 7,9 bilhões de gigabytes.

Redação do IDG Now!

01/03/2010 às 15h11

Foto:

A julgar pela taxa atual de crescimento no volume de dados trafegados em redes móveis, em 2014 as operadoras terão de lidar, em um mês, com uma quantidade de bytes equivalente à de todo o ano de 2008, alertou a empresa de pesquisas ABI Research nesta segunda-feira (1/3).

Pelas contas da ABI Research, cerca de 7.900 petabytes de dados serão enviados de laptops, netbooks e outros aparelhos portáteis conectados à internet em 2014. Um petabyte vale aproximadamente 1 milhão de gigabytes.

Mais exigentes em termos de navegação, laptops e netbooks responderão por cerca de 90% do tráfego de dados móveis, prevê a empresa. Dispositivos móveis de acesso à internet e tablets contribuirão com o porcentual restante.

Para quem espera pelo conforto das redes 4G, a ABI recomenda paciência. Mesmo daqui a quatro anos, a tecnologia 4G deverá suprir conexão a uma pequena fração do tráfego; a maior parte da oferta virá mesmo de redes 3G e 2G.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail