Home > Notícias

Em 2015, os notebooks vão ficar livres dos fios, garante a Intel no IDF

A empresa mostrou no Intel Developers Forum tecnologia para fazer transferência de dados e carregamento de bateria em modo wireless em dispositivos móveis

Da Redação

11/09/2014 às 9h12

semfio intel 520.jpg
Foto:

Notebooks que não precisam mais de cabos e fios para carregar a bateria, conectar-se com um monitor externo ou a uma docking station e transferir dados para outros computadores serão realidade no final de 2015, segundo a Intel.

A empresa realiza esta semana seu encontro de desenvolvedores, o Intel Developers Forum (IDF) e aproveita para mostrar as tendências e tecnologias com que está trabalhando em seus laboratórios.  

Os notebooks vão livrar os usuários dos "tijolos" (fontes de força) e cabos para conectar-se a monitores externos, disse Kirk Skaugen, vice-presidente sênior e diretor geral do grupo PC Client da Intel, durante sua apresentação no IDF.

Um notebook wire-free referência será lançado no início de 2015 para que os fabricantes de hardware  possam fazer componentes e periféricos que tirem vantagem das tecnologias de conexão e carregamento wireless, diz Skaugen. 

Streaming sem fio

Skaugen apresentou um notebook transferindo streaming de vídeo 4K, sem fio, para um aparelho de TV HD da LG. Em outro exemplo, Skaugen explicou que o notebook poderá recarregar suas baterias por contato com uma superfície especial que também está sendo mostrada no evento.

A computação livre de fios vai se espalhar pelas cidades e ambientes de trabalho na medida em que, por exemplo, cafés, restaurantes, aeroportos e outros locais públicos instalem estações de recarregamento wireless para seus visitantes, diz o executivo.

Câmera 3D

Os primeiros notebooks wire-free terão chips baseados na arquitetura Skylake, que será a sucessora da arquitetura Broadwell. O notebook de referência que será entregue para os desenvolvedores também terá conectividade LTE e uma câmera 3D com sensor de profundidade RealSense, que permite determinar a distância, tamanho, contornos, dimensões e cores de um objeto.

michael dell idf 520

A Intel anunciou os primeiros esboços da sua visão de wire-free computing na feira Computex, em junho. Desde então ela desenvolveu uma dock inteligente que recarrega notebooks sem fio e transfere dados entre eles e dispositivos externos de armazenamento. A estação utiliza a tecnologia de transferência wireless WiGig, que é no mínimo três vezes mais rápida que o padrão mais recente de Wi-Fi, o 802.11ac.

Desejo universal

A Intel também está desenvolvendo as placas de circuito para o carregamento wireless. E está trabalhando com fabricantes como Dell, Lenovo, Asus e Panasonic para oferecer carregamento wireless para PCs. A empresa adotou a tecnologia de carregamento wireless por ressonância magnética da A4WP (Alliance for Wireless Power), cujos membros incluem a Samsung e Qualcomm.

Na lista de produtos da Intel também estão tecnologias de carregamento wireless e docking para smartphones e tablets.

Os planos em torno da computação wire-free são ambiciosos, mas a mudança no terreno dos PCs não vai acontecer tão rápido, diz  Jack Gold, analista principal da J. Gold Associates. O usuários vão ter fazer o upgrade dos seus PCs e é necessário investir em mudanças de infraestrutura para as tecnologias wireless. Gold acredita que a Intel é grande o suficiente para atrair as pessoas para seguir a tendência, uma vez que o fim dos fios é um desejo quase universal.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail