Home > Notícias

Em carta à comunidade, Steve Jobs admite problemas “hormonais”

CEO da Apple afirma que continua no cargo e que seu emagrecimento em 2008 ocorreu por conta de um problema hormonal - mas que já está sendo tratado.

Redação da Macworld Brasil

05/01/2009 às 12h18

Foto:

Para negar os rumores do estado de saúde de Steve Jobs, a empresa publicou na manhã desta segunda (05) uma carta assinada pelo próprio CEO da Apple afirmando que está bem e continua no cargo.

Jobs foi tratado de uma rara forma de câncer de pâncreas em meados de 2004 e rumores sobre seu estado de saúde surgem de tempos em tempos na mídia, visto que Jobs emagreceu bastante nos últimos anos. Os rumores retornaram com força após Jobs informar que não fará o keynote de abertura da Macworld Expo 2009 nesta terça-feira (06), em San Francisco.

Embora o câncer de pânceras seja, em geral, um dos mais difíceis de cura e com taxas baixas de sobrevivência, Jobs sempre afirmou que teve um tipo menos agressivo da doença e que foi tratado com sucesso.

Veja a íntegra da carta

"Cara comunidade Apple,

Pela primeira vez em uma década, passei as festas de fim de ano com minha família, em vez de me preparar intensamente para um keynote na Macworld.

Infelizmente, minha decisão de passar o keynote para Phil criou uma onda de rumores sobre minha saúde, com histórias até dizendo que eu estava no leito de morte.

Decidi compartilhar algo muito pessoal com a comunidade Apple para que todos possam relaxar e aproveitar o show de amanhã.

Como muitos de vocês sabem, perdi muito peso em 2008. A razão era um mistério para mim e para meus médicos. Algumas semanas atrás, decidi que descobrir a causa desse problema e revertê-lo seria minha prioridade número 1.

Felizmente, depois de muitos testes, meus médicos acreditam que encontraram a causa - uma falha hormonal que estava "roubando" proteínas que meu corpo precisa para se manter saudável. Sofisticados testes de sangue confirmaram o diagnóstico.

A cura para esse problema nutricional é relativamente simples e direta, e eu já comecei a me tratar. Mas, como eu não perdi tanto peso e massa corporal em uma semana ou mês, os médicos esperam que vai demorar até o meio do ano para retomar meu peso. Eu continuo como CEO da Apple durante a recuperação.

Dei o máximo de mim para a Apple nos últimos 11 anos. Serei o primeiro a dizer ao nosso conselho de diretores se eu não puder mais cumprir minhas tarefas como CEO da Apple. Espero que a comunidade Apple dê seu apoio durante minha recuperação e saiba que eu sempre colocarei em primeiro lugar o que for melhor para a Apple.

Isso é mais do que gostaria de dizer, e é tudo que vou contar sobre isso.

Steve"

O conselho de diretores da Apple também emitiu um comunicado informando que "Steve Jobs é um dos CEOs mais talentosos e eficientes do mundo" e que " Conforme foi dito anteriormente, se algum dia Steve se aposentar ou por outras razões não conseguir cumprir seu papel como CEO da Apple, vocês saberão".

"A Apple tem muita sorte de ter Steve como seu líder e CEO, e ele merece todo nosso apoio durante sua recuperação. Ele tem isso da Apple e do conselho", conclui o comunicado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail