Home > Notícias

Em menos de dois anos, Android Market ultrapassa 1 bilhão de apps baixados

Mais de 10 mil aplicativos são adicionados por mês – a maioria, gratuitos; sistema tem média de 1,5 milhão de downloads diários.

Redação do IDG Now!

16/07/2010 às 15h46

Foto:

Os usuários de Android já baixaram mais de um bilhão de aplicativos. O número impressiona, principalmente se se considerar que o primeiro celular com o sistema operacional da Google foi lançado há menos de dois anos, em 22 de setembro de 2008. Ou seja: uma média de quase 50 milhões de downloads por mês, 1,5 milhões por dia.

É importante destacar que esse valor não é confirmado pela Google, e foi contabilizado pelo site especializado AndroLib. Não está claro, também, se as atualizações dos softwares também entram na contagem – dessa forma, um mesmo programa poderia valer por dez na estatística.

O portal ainda conta com um monitor em tempo real dos downloads de aplicativos feitos para o Android (um número acima dos gráficos que não para de crescer). Além disso, é interessante notar que, desde abril deste ano, quando mais de 10 mil programas foram adicionados à loja virtual, em nenhum outro mês a quantidade de novos aplicativos ficou aquém desse patamar. Agora em julho, por exemplo, já são 11251, mesmo que ainda estejamos na metade do mês.

Dentre os softwares mais baixados, a grande maioria é gratuita – por motivos óbvios.  A boa notícia é que 57% dos aplicativos disponíveis têm custo zero e, dos que cobram uma tarifa, mais da metade têm valor inferior a dois dólares. Para efeito de comparação, na AppStore, do iPhone, apenas 28% dos programas são de graça.

Sucesso só nos EUA
Em 25/06, a Google revelou que, por dia, mais de 160 mil Androids são ativados. O ritmo de crescimento, no último semestre, cresceu muito, mesmo porque há cada vez mais smartphones com o sistema operacional no mercado, aumentando as opções de escolha. Assim, chega a ser compreensível como a Android Market alcançou a marca de um bilhão em tão pouco tempo.

O que falta à plataforma é melhorar sua popularidade em outros mercados que não o americano. Segundo a última pesquisa da AdMod, empresa de publicidade para dispositivos móveis, existem 27,4 milhões de iPhones, no mundo; desses 10,7 milhões (39%) foram vendidos nos Estados Unidos. No caso do Android, no entanto, são 11,6 milhões de aparelhos em termos globais, sendo que 8,7 milhões (75%) pertencem a americanos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail