Home > Notícias

Em quatro anos, Wi-Fi e Bluetooth serão itens de série nos celulares

Segundo ABI Research, 7 em cada 10 aparelhos terão Bluetooth; outra novidade será o Wi-Fi Direct, para comunicação entre usuários.

Redação da PC Advisor/Reino Unido

07/12/2009 às 16h05

Foto:

Dois bilhões de chipsets Bluetooth deverão ser entregues em 2014, prevê uma nova pesquisa de mercado divulgada pela ABI Research.  Desse total, mais da metade vai equipar telefones móveis, como celulares e smartphones. No mesmo ano, quase 1,5 bilhão de chipsets Wi-Fi serão entregues pela indústria e, de novo, mais de um terço do total será instalado em celulares.

"Diversos fatores estão levando ao crescimento do uso de Bluetooth e mais ainda de chipsets Wi-Fi", ressalta o diretor da ABI Research, Phillip Solis. Segundo ele, os preços médios de venda das duas tecnologias continuam a cair. Além disso, diz, o Wi-Fi vai ganhar forte impulso com o Wi-Fi Direct, que permite a comunicação direta entre pares e a curta distância. 

O pesquisador diz ainda que o o onipresente Bluetooth tem sido encontrado com mais frequência em combinação com diversas outras tecnologias, como rádio FM, GPS, e Wi-Fi. Além disso, destaca, O Bluetooth também será substituído pelo BLE, ou Bluetooth Low-Energy.

"A combinação do Bluetooth com outras tecnologias em um único chipset ajuda a reduzir custos", argumenta Solis. E nos celulares, afirma, também ajuda a economizar espaço interno, "um bem precioso nesse tipo de aparelho”.

Em 2014, prevê a empresa, o Bluetooth será encontrado em 70% de todos os celulares e em 83% de todos os netbooks.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail