Home > Notícias

Em um ano, Xbox Live rendeu mais de US$ 1 bilhão à Microsoft

Com crescimento de US$800 milhões, a receita do serviço online do Xbox 360 é mais do que o dobro da rede da Sony e ofusca a da Nintendo.

IDG News Service

07/07/2010 às 13h19

Foto:

Quanto o Xbox Live vale? Tudo que foi preciso para responder essa pergunta foi uma análise financeira da Microsoft para que o site Bloomberg concluísse que a gigante dos softwares faturou um bilhão de dólares com a rede online de games no último ano fiscal, que se encerrou no dia 30 de junho.

Enquanto a companhia tem se mantido em silêncio em relação a receita de seu serviço de entretenimento online para o Xbox 360, o Bloomberg simplesmente multiplicou o número de usuários que, segundo a Microsoft,  pagam a taxa anual do Xbox Live – 12,5 milhões – pelo preço de 50 dólares e obteve 600 milhões de dólares.

O chefe de operações do Xbox, Dennis Durkin, já havia afirmado que o valor das vendas de conteúdos baixados superou o de assinaturas, ou seja, isso representa pelo menos mais 600 milhões de dólares adicionais, resultando em mais 1,2 bilhão de dólares gerados com o serviço.

A não ser que tenhamos deixado algo passar na forma como a Microsoft calcula a receita, considere essa uma estimativa bem confiável, e que, segundo a Bloomberg, excede as expectativas dos analistas. Ela também representa um aumento de 800 milhões de dólares em relação a um ano anterior, segundo o analista Sarah Friar, da Goldman Sachs Group.

xbox_live_logo370.jpg

Receita da Xbox Live registrou crescimento de 800 milhões de dólares em relação ao ano anterior.

Então, temos 1,2 bilhão de dólares, mas como isso se sai em relação a outras provedoras de conteúdo online?

Considere a China. No país, todos os mercados de games online foram estimados em cerca de 4,5 bilhão de dólares 2009, com crescimento projetado de 25% em 2010.

O popular game online World of Wacraft, rendeu à Blizzard 1,3 bilhão de dólares em 2008, 1,5 bilhão de dólares em 2009 e deve gerar uma receita de 1,6 bilhão de dólares em 2010, segundo analistas. 

gamesshutter_625.jpg

O valor arrecadado com downloads de PCs deve crescer de 800 milhões de dólares em 2009 para um bilhão de dólares em 2010, enquanto os games e aplicativos do iPhone combinados devem crescer de 500 milhões de dólares para um bilhão de dólares no mesmo período.

Total gasto com o mercado online? Impossível estimar com precisão, mas o analista Colin Sebastian, da Lazard Capital Markets, diz que esse valor é de cerca de 15 bilhões de dólares em 2009 e pode chegar a quase 20 bilhões de dólares em 2010.

E quanto a Sony e a Nintendo? Sebastian estima que a Sony gerou 300 milhões de dólares em 2009, crescendo até 500 milhões de dólares em 2010, enquanto a Nintendo tem um crescimento anual relativamente menor, na faixa dos 100 milhões de dólares aos 200 milhões de dólares.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail