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Empresa aérea bane Flash de seu site por causa do iPhone

Virgin America optou pelo HTML para não deixar os usuários do aparelho da Apple sem acesso; companhia oferece cartão de embarque na tela do celular

Macworld/EUA

03/03/2010 às 15h22

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Ponto para a Apple na batalha contra a Adobe e o Flash (tecnologia que não é suportada pelo iPhone ou iPad). A empresa aérea Virgin America disponibilizou uma nova versão de seu site, substituindo a tecnologia Flash por HTML.

Em uma declaração ao The Register, o CIO da empresa, Ravi Simhambhatla, confirmou que a iniciativa tem como motivo o iPhone. Segundo ele, o objetivo da companhia é atingir todas as plataformas, o que não acontece com o uso de Flash.

O site da empresa permite que os usuários de smartphones, como os da Apple, façam o check in com o uso de cartões de embarque eletrônicos, que dispensam o documento impresso. Basta mostrar a tela do celular.

Apple e Adobe têm trocado farpas nos últimos meses por conta da ausência do suporte ao Flash no iPhone (o que impede que muitas informações da Internet sejam exibidas na tela do celular da Apple). Em fevereiro, Steve Jobs, principal executivo da Apple, afirmou que “a Adobe é preguiçosa”, por não desenvolver uma solução para o caso, além de dizer que “a bateria do iPad não passaria de 1,5 hora se o Flash estivesse habilitado”.

No ano passado, a Adobe jogou a culpa na Apple, dizendo que a empresa restringe o uso de tecnologias exigidas por produtos como o Flash Player. “Até que a Apple acabe com essas restrições, a Adobe não pode fornecer o Flash Player para o iPhone ou iPod touch.”

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