Home > Notícias

Empresa anuncia robô cortador de grama com tecnologia wireless

Aparelho consegue aparar a grama do quintal ou jardim sem precisar de fios. Controle do acessório é feito via um aplicativo para smartphone

Da Redação

30/01/2019 às 17h05

Foto: iRobot

Não é só dentro de casa que robôs autônomos vão facilitar diversas tarefas do dia a dia. Para quem possui gramado, a novidade é o Terra, um robô a vácuo da startup iRobot, que consegue cortar a grama do seu quintal ou jardim sem precisar da supervisão de um ser humano.

O principal problema dos robôs cortadores de grama é justamente esse: a necessidade de alguém por perto para efetuar comandos básicos ao dispositivo. Com o Terra, as coisas são um pouco mais simples, já que ele funciona a partir de pontos sem fio espalhados pela área gramada, que enviam sinal para o aparelho.

O Terra também pode ser controlado via um aplicativo para smartphone. De acordo com a iRobot, o único momento exigido para o uso do app é quando o robô atingir alguma extremidade do perímetro de cobertura; neste caso, basta mover a máquina para outra direção e ensiná-lo para onde ir e o que evitar pelo caminho. Pelo aplicativo, o usuário também pode definir a altura em que a grama será cortada, com possibilidade de ajustes em tempo real.

A recarga do Terra é de duas horas completas para garantir uma hora de autonomia. Além disso, possui duas tesouras modulares e um sistema de molas para evitar que as garras sejam danificadas ao se chocarem com pedras e outros objetos. O produto também é à prova d'água e tem duas espécies de amortecedores nas partes frontal e traseira.

O robô Terra será vendido a partir de fevereiro somente na Alemanha e nos Estados Unidos - este último em fase Beta. Não foi revelado o preço do dispositivo.

Com informações: The Verge

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail