Home > Notícias

Empresa chinesa anuncia novo sistema operacional para smartphones

Baseado em Linux, Aliyn OS pode rodar aplicativos Android e "Web Apps". Software será lançado em aparelhos chineses

Michael Kan, PCWorld EUA

28/07/2011 às 19h13

Foto:

A gigante chinesa Alibaba Group lançou seu próprio sistema operacional móvel para smartphones e tablets, com o objetivo de promover seus próprios produtos na China, enquanto aparelhos Android e iOS ganham popularidade. 

Uma subsidiária da companhia chamada Alibaba Cloud Computing mostrou o Aliyun OS nesta quinta-feira (28/7), e exibiu um smartphone de fabricação chinesa utilizando o sistema operacional baseado em Linux. O celular começará a ser vendido no fim do mês por 2,680 yuan (cerca de 416 dólares). Um tablet rodando o software também será lançado no país ainda neste ano. 

O Aliyun pode não só rodar aplicativos do Android, como também web apps desenvolvidos em HTML 5 ou JavaScript. Esse recurso permitirá que a Alibaba e outros desenvolvedores entregue aplicativos online aos consumidores mais facilmente, sem a necessidade que os clientes baixem qualquer tipo de software, afirmou Wang Jian, presidente da Alibaba Cloud Computing. “O modelo de mercado na internet já está estabelecido. Se você pode trazer a web para o celular, você pode basicamente trazer qualquer modelo de negócio para o aparelho” disse Wang aos jornalistas.

aliyun_360px.jpg

Aliyun OS: visual lembra uma mistura de Android e iOS

O sistema operacional vem com 20 apps baseados na nuvem que acessam os serviços da Alibaba através da Internet, como buscadores, um leitor de códigos de barra para encontrar produtos online e um app que lista descontos em compras coletivas. A companhia planeja trazer um app novo para o software a cada dia. Além disso, o Aliyun oferece para cada usuário 100GB de espaço para armazenamento virtual, no qual fotos, listas de contatos e mensagens podem ser salvos em uma conta pessoal online.

Objetivo: competir com o iPhone

A Alibaba fez uma parceria com a fabricante chinesa de celulares Tianyu e com a Nvidia, que produz chips, para desenvolver o primeiro smartphone com o sistema operacional. O aparelho se chama K-Touch Cloud-Smart Phone w700, e conta com uma tela sensível ao toque de 3.8 polegadas com processador Nvidia Tegra dual-core de 1 GHz. De acordo com Rong Xiuli, diretora da Tianyu, o objetivo da empresa é desenvolver um produto que pudesse competir com o iPhone da Apple.  

O smartphone poderá ser vendido fora da China se houver interesse da Tianyu, afirmou Wang. O Aliyun OS está sendo construído para suportar múltiplos idiomas, incluindo Inglês.

Cada vez mais companhias chinesas estão promovendo seus produtos e serviços através de dispositivos móveis. A China possui mais de 900 milhões de usuários desse tipo de aparelho e, neste ano, está prevista a venda de 95 milhões de smartphones, de acordo com uma pesquisa da Analysys International.

Smartphones utilizando Android cresceram meteoricamente no país, com um total de unidades ativas saltando de 87 mil em 2010 para quase 11 milhões. O iPhone 4 da Apple também fez muito sucesso no país, fazendo com que longas filas se formassem nas revendas oficiais em Beijing e sumindo com os estoques. A Alibaba, entretanto, acredita que ainda assim pode atrair usuários que comprem aparelhos com seus sistema operacional, destacando que os produtos da empresa são feitos para os chineses. "Desde que tenhamos uma maneira de trazer serviços web facilmente, basicamente isso significa que há meios de proporcionar experiência e serviços muito locais" finalizou Wang.    

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail