Home > Notícias

Empresa chinesa desenvolve aparelho similar ao Google Glass

Criado pela Baidu, gigante chinea das buscas, o Baidu Eye tem permite fazer pesquisas na internet usando imagens ou comandos de voz.

Michael Kan, IDG News Service

03/04/2013 às 12h26

Foto:

A Baidu, gigante chinesa das buscas, está desenvolvendo um aparelho similar ao Google Glass que permitirá buscas e o acesso à informação na internet sem usar as mãos. Mas a empresa ainda não decidiu se o aparelho será colocado no mercado.

Batizado de “Baidu Eye”, o dispositivo ainda está em desenvolvimento e tem uma tela LCD que é colocada sobre um dos olhos, disse Kaiser Kuo, um porta-voz da Baidu, nesta quarta-feira. Os usuário poderão dar comandos usando a voz ou capturar imagens que podem ser usadas como ponto de partida para buscas na web usando os serviços da Baidu, disse ele.

“Não acreditamos que a busca deve ser limitada ao texto. Você deve ser capaz de fazer buscas com múltiplas formas de entrada”, disse ele. “Como tirar uma foto de um prédio para o qual você está olhando, e a partir daí obter informações sobre ele”. Uma foto de uma pessoa usando o Baidu Eye apareceu na imprensa chinesa nesta segunda-feira. Idealmente, desenvolvedores também poderiam criar apps para o aparelho, abrindo o caminho para novos recursos, disse Kuo.

baidu_eye-360px.jpg
Imagem mostra uma pessoa usando o "Baidu Eye"

Mas apesar do potencial do produto, a Baidu ainda não decidiu se um dia irá comercializá-lo. “Ainda estamos nos decidindo se iremos levá-lo ao mercado”, adicionou o executivo.

Também não está claro há quanto tempo a empresa chinesa está desenvolvendo o aparelho. A Baidu é a principal concorrente do Google na China. As empresas estavam envolvidas em uma briga ferrenha até 2010, quando a Google decidiu sair parcialmente do mercado chinês após repetidas disputas com o governo local quanto à censura de informações na internet. A Baidu agora domina o mercado de buscas na china, com cerca de 70% de participação no mercado, de acordo com o site de análise de dados CNZZ.com.

O novo aparelho coloca a Baidu no rol de empresas de tecnologia que estão trabalhando em óculos computadorizados que podem um dia competir com o Google Glass. Patentes pedidas pela Apple, Microsoft e Sony sugerem que estas empresas também estão desenvolvendo tecnologia relacionada.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail