Home > Notícias

Empresa do Google cria robô-girafa que manipula objetos delicados

SpotMini traz pescoço alongado que funciona como braço robótico para pegar, segurar e manipular objetos

Da Redação

23/06/2016 às 15h59

SpotMini625.jpg
Foto:

A Boston Dymanics, empresa adquirida pelo Google, apresentou nesta quinta-feira (23) o seu mais novo robô, o SpotMini. Trata-se de uma versão menor do robô Spot que deixa os 72 quilos originais para ficar com 55 quilos.

Com aparência de “robô-girafa”, o SpotMini traz um pescoço alongado que funciona como um braço robótico que consegue pegar, segurar, puxar e manipular objetos.

No vídeo de demonstração, é possível ver as novas habilidades do robô que se vira bem ao pegar um copo de vidro para depois colocá-lo na máquina de lavar louças. Ele também se mostra útil ao levar uma lata de bebida para um humano.  

Outros avanços são os sensores espalhados pelo corpo do robô, que visam melhorar a navegação e manipulação de objetos. Câmeras de profundidade dão melhor noção de espaço e um giroscópio permite que o braço ou pescoço do robô permaneça imóvel mesmo quando este se encontre em movimento. 

Como os robôs da família Boston Dynamics, o SpotMini é resistente a empurrões de humanos, mas quando o assunto é obstáculos com bananas, ele mostrou certa falta de destreza. Veja no vídeo abaixo:

 
 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail