Home > Notícias

Empresa israelense demonstra protótipo de bateria que se recarrega em 30 segundos

Tecnologia foi apresentada durante uma conferência organizada pela Microsoft em Tel Aviv. Produtos baseados na tecnologia só devem chegar às lojas em 2016.

Da Redação

09/04/2014 às 9h15

Foto:

A empresa israelense StoreDot está chamando a atenção com um protótipo de bateria que pode ser recarregada em apenas 30 segundos. A novidade foi apresentada na última segunda-feira, 7/4, durante a conferência Think Next, organizada pela Microsoft em Tel Aviv.

Para conseguir esse feito a empresa usa uma solução de "pontos quânticos", diminutos cristais de um material semicondutor feito a partir de substâncias orgânicas (peptídeos). Moléculas de peptídeos são manipuladas para se combinar formando estruturas até 60 vezes menores que as de um vírus como o da AIDS, e controlando a forma como as moléculas se combinam e a estrutura resultante pontos quânticos com diferentes características são criados. Alguns podem armazenar carga, como uma bateria, outros emitem luz colorida em resposta a luz ultravioleta, etc.

Segundo a empresa, sua bateria experimental tem o tamanho de um carregador de notebook, mas ele deverá ser reduzido para o de uma bateria convencional de smartphone em sua versão final. O jornal norte-americano Wall Street Journal aponta que a StoreDot espera começar a produzir o revolucionário produto apenas no fim de 2016. De acordo com jornal o preço deverá ser o dobro de um carregador comum para smartphone, o que dá cerca de US$ 60.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail