Home > Notícias

Empresa japonesa lança cabo eletrônico especial que pode ser esticado

Criado originalmente para uso em robótica, acessório chamado de Roboden também poderia ser adotado em gadgets, carregadores e fones de ouvido.

PC World / EUA

07/10/2016 às 17h31

robodencable_625.jpg
Foto:

Uma empresa japonesa desenvolveu um cabo elétrico que pode ser esticado. A fabricante Asahi Kasei afirma que o cabo, chamado de Roboden, consegue se expandir em até 40% do seu comprimento antes de atingir o limite.

O acessório especial foi desenvolvido originalmente para uso em robótica, onde os cabos algumas vezes precisam “serpentear” entre juntas e encaixes diferentes. Normalmente, cabos excedentes precisam ser construídos diretamente na própria instalação elétrica para permitir esse movimento, e mesmo assim pode acabar ficando preso. O Roboden consegue seguir de perto o contorno do corpo do robô e se esticar conforme seja necessário.

A Asahi Kasei está mostrando o novo cabo nesta semana durante a feira de eletrônicos Ceatec, no Japão, em busca de usos adicionais para o Roboden.

Funciona desse jeito: a parte interna do cabo possui um núcleo elástico e o fio elétrico é passado em torno do núcleo em uma espiral. Um segundo revestimento elástico cobre o negócio todo. O fio em espiral significa que há espaço suficiente dentro do cabo para permitir que ele seja esticado sem causar nenhum incidente.

Um uso potencial da tecnologia seria para cabos de gadgets. Qualquer um que já tenha puxado um cabo sem querer e viu o seu aparelho voar para o chão vai confirmar que os cabos USB não esticam nada.

Também poderia ser interessante para cabos de carregadores de bateria e fones de ouvido como uma forma de evitar o desgaste e outros danos aos cabos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail