Home > Notícias

Empresa lança sistema que apaga dados do HD se laptop for roubado

Londres - Laptops protegidos são monitorados pela web, Wi-Fi ou GSM. Sistema considera a máquina furtada se ela sair de área determinada.

Techworld/Reino Unido

20/02/2008 às 11h34

Foto:

A empresa britânica Virtuity lançou, na terça-feira (19/02), um sistema de proteção para laptops que automaticamente apaga os dados do disco rígido das máquinas que foram retiradas de locais previamente autorizados.

O sistema BackStopp monitora o notebook protegido usando qualquer meio disponível, incluindo a internet, rede Wi-Fi ou GSM.

Veja também:
> Petrobrás perde dados sigilosos em roubo de PCs
> Outros casos de roubo de dados sigilosos
> Por que criptografar suas informações

Caso um laptop seja considerado roubado - ou tenha sido levado a um espaço impedido por parâmetros pré-determinados - o sistema se conecta a ele e executa uma rotina para deletar arquivos que apaga todos os dados importantes da máquina.

Se os laptops forem roubados enquanto desligados, o sistema usa dispositivos RFID para julgar se o movimento está dentro do espaço "reconhecido".

Além disso, o BackStopp pode usar uma webcam, que pode registrar os ladrões, enviando as fotos para análise sem os criminosos saberem.

As rotinas para destruição de dados estão de acordo pelo National Industrial Security Program Operating Manual, do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, afirma a empresa, enfatizando que os dados não podem ser recuperados.
++++
Um aspecto importante do sistema é que o ladrão não saberá que ele opera até que os dados tenham desaparecido, impedindo que ele reverta a situação.

O BackStopp foi criado para ser usado junto à criptografia, não substituindo este tipo de proteção, afirma a Virtuity. O sistema também protege dados de redes e logins online, além de conexões VPN (do inglês Virtual Private Network).

O serviço custa 19 dólares mensais por cada laptop protegido.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail