Home > Notícias

Empresa processa McAfee por classificar software como spyware

A 7Search.com entrou com uma ação contra a fornecedora de softwares de segurança contestando sua classificação como 'spyware'.

Techworld.com/Reino Unido

02/09/2008 às 15h44

Foto:

Em uma ação judicial do dia 25 de agosto, a 7Search.com acusa a McAfee de "continuar incorretamente e falsamente advertindo o público de que os conteúdos de download da 7Search.com são spyware (programas espiões)."

Atualmente, o site de alertas dos analistas da McAfee faz uma classificação do software, determinando que “o feedback de usuários sugere que downloads deste site podem conter o que algumas pessoas considerariam adware, spyware ou outros programas potencialmente indesejados.”

Leia também:
> Domínios de Hong Kong são os mais perigosos
> Yahoo integra filtragem da McAfee em busca

A 7Search.com exige que a McAfee mude sua classificação de ‘vermelha’ para ‘verde’ e apague qualquer referência feita em em seu SiteAdvisor que ligue o 7Search.com a um adware, spyware ou vírus.

A 7Search.com admite ser associada com a 7FaSSt Toolbar, que diz não estar mais disponível em seu site desde 2003, declarando que o programa era instalado apenas depois que os usuários aceitassem um acordo de licença e poderia ser facilmente removido usando a interface de adição e remoção de programas do Windows.
++++
Isso contradiz o fato de que várias empresas de softwares de segurança fazem referência ao software associando-o ao 7Search.com depois de 2003, inclusive o Sunbelt Software, que faz a mesma associação, sem entrar em detalhes, em um teste realizado em junho deste ano.

O número de remoções da ferramentas do 7FaSSt pode ainda sugerir que o software não é tão fácil de remover quando foi dito.

O caso 7Search.com versus McAfee é similar à batalha travada entre as empresas Zango e Kaspersky envolvendo a classificação do software de barra de ferramentas da empresa. Na época sugeriu-se que as ameaças legais poderiam ser usadas contra empresas de antivírus pequenas, como forma de intimidação. Isso dificilmente seria aplicado no caso da McAfee, uma das maiores empresas de segurança do mundo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail