Home > Notícias

Empresa sem fins lucrativos lança antivírus para países do Terceiro Mundo

O WinMHR será voltado principalmente aos países da África e algumas parte da Ásia que possuem proteção cibernética deficiente.

CSO (EUA)

24/08/2010 às 16h39

Foto:

Uma empresa norte-americana sem fins lucrativos chamada Team Cymru, anunciou o lançamento de uma ferramenta de segurança que detecta malwares em PCs. O alvo principal da solução são os países de Terceiro Mundo, principalmente algumas regiões da África e Ásia, sendo que o aplicativo ficará disponível a partir do dia 06 de setembro.

“A África, por exemplo, está à beira de uma explosão maciça de serviços de banda larga, conectividade e uso de internet devido aos pesados investimentos em cabeamento transoceânico e outras infraestruturas”, declarou Steve Santorelli, evangelista global da Team Cymru. “O continente tem alguns engenheiros de segurança apaixonados e muito capazes, mas vemos que a África pode repetir alguns dos erros de outras regiões mais desenvolvidas, que cresceram em seu uso da internet nas últimas décadas. Muitos dos fornecedores não enxergam essas nações em desenvolvimento como um mercado promissor. Como não somos um deles, vemos estas áreas como merecedoras de nossa ajuda”.

A ferramenta leva o nome de WinMHR e suas técnicas de varredura no PC usam um banco de dados intitulado Team Cymru's Malware Hash Registry, um diretório de arquivos que já foram identificados como maliciosos por outras fabricantes de software antivírus e pesquisadores de segurança. Além disso, as assinaturas de malware são constantemente atualizadas pela Team Cymru, de modo que os usuários não precisam realizar updates.   Nenhum tipo de arquivo é enviado pela rede, apenas os hashes dos mesmos.

“Ele verifica os arquivos em um banco central de dados, que é um dos mais abrangentes do mundo”, disse Santorelli. “Pode não parecer muito, mas isso nunca foi feito antes e é uma abordagem que pode equilibrar a briga em favor daqueles que lutam contra o cybercrime”.

O WinMHR poderá ser baixado por qualquer pessoa e é compatível com os Windows XP, Vista e 7, sendo que ele pode ser usado inclusive em empresas. No entanto, a Cymru informa que a solução não substitui os softwares antivírus, trabalhando mais como uma camada adicional de proteção em um PC.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail