Home > Notícias

Empresas de Tecnologia da Informação se destacam entre as mais verdes

HP lidera o ranking da revista Newsweek. Dentre as cinco mais 'verdes', outras três figuram na lista (Dell, Intel e IBM).

Redação da Computerworld

21/09/2009 às 16h49

Foto:

Quando se fala em sustentabilidade, as companhias do setor de tecnologia estão na frente. Pelo menos esta é a constatação de um levantamento realizado pela revista americana Newsweek. Quatro companhias de TI figuram entre as cinco mais “verdes” dos Estados Unidos, no primeiro ranking realizado sobre as organizações que mais contribuem para o meio ambiente.

A HP ficou em primeiro lugar da lista, divulgada nesta segunda-feira (21/9), seguida pela Dell.  Intel e IBM ficaram com a quarta e a quinta posições, respectivamente. Em terceiro lugar, aparece a Johnson & Johnson, única entre as cinco primeiras que não é da área de tecnologia.

Baseado em um estudo que levou um ano para ser feito, e desenvolvido em conjunto com pesquisadores da consultoria ambiental KLD Research & Analytics, Trucost e CorporateRegister.com, o "Green Ranking" (ranking verde) avaliou as 500 maiores empresas dos Estados Unidos com base em seu desempenho ambiental real, políticas ambientais e reputação.

Outras empresas de TI são Cisco Systems (12ª), Sun Microsystems (14ª) e Sprint Nextel (15ª). Confira aqui o ranking completo com as 500 empresas e veja abaixo a lista com os principais destaques das empresas de tecnologia e suas ações:

1. HP – Destaque para os programas voltados a redução de emissões GHG. Foi a primeira grande empresa de TI a relatar as emissões de GHG associadas à sua cadeia de abastecimento. Tem feito um esforço para remover substâncias tóxicas de seus produtos.

2. Dell – A sede utiliza 100% de energia renovável. Todos os seus desktops e laptops consumirão menos de 25% de energia renovável até 2010. Possui planos de manter  equilíbrio de carbono para os próximos cinco anos. Lidera o mercado com seus produtos de reciclagem.

3. Johnson & Johnson

4. Intel – Maior comprador de empresas com foco em energias renováveis nos Estados Unidos, representando 46%. A eficiência energética é o principal foco de desenvolvimento dos produtos. Tem como objetivo reduzir o consumo de energia em seus chips.

5. IBM – Possui políticas ambientais desde 1971. Todos os novos empregados são submetidos a treinamento de conscientização ambiental. É a única empresa que recebeu, por duas vezes, o certificado de sustentabilidade EPA Climate Protection Award. A empresa participou de programa-piloto que visa reduzir o congestionamento do tráfego de Estocolmo, levando até o momento a uma diminuição de 40% no interior de gases de efeito estufa da cidade. Gasta cerca de 1 bilhão de dólares por ano para duplicar a capacidade de centros de dados, sem aumento do consumo de energia.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail