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Empresas de telecom lideram em reclamações no Procon em 20 Estados

Informação consta no Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas 2009, feito pela Secretaria de Direito Econômico (SDE).

Clayton Melo, do IDG Now!

02/12/2009 às 17h56

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O setor de telecomunicações - que inclui telefonia fixa e móvel, fabricantes de celular, TV paga e internet - é o que mais recebeu reclamações nos Procons de 20 Estados e do Distrito Federal em 2009. 

Os dados são do Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas 2009, feito pela Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça. O estudo foi divulgado nesta quarta-feira (2/12). 

O documento reúne a quantidade de reclamações solucionadas, as não atendidas e as demandas apresentadas pelos usuários. Até o momento, os Procons fizeram mais de 714 mil atendimentos, 104 mil dos quais se transformaram em reclamações.

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Oi lidera entre empresas
O setor de telecomunicações foi responsável por 39,4% das demandas feitas pelos consumidores, mais de 20 mil queixas. Neste segmento, a Oi foi a empresa que recebeu o maior número de reclamações (5.966), seguida pela Nokia (3.598), Sony Ericson (3.526), TIM (2.376), LG (2.328), Claro (2.259), Samsung (2.202) e Vivo (2.023).

A área financeira - bancos, cartões de lojas e de crédito e financeiras – é a segunda no ranking, com 21% das reclamações. Neste grupo, a lista é encabeçada pelo Itaú/Unibanco (4.360), seguido por Bradesco (1.499), Citibank (1.312), IBIBank (1.197) e Banco do Brasil (1.169).

O Ministério da Justiça, por meio do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), deve divulgar em janeiro um relatório sobre o Cadastro. Em seguida, deve convocar para uma audiência os setores que receberam a maior quantidade de queixas.  

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