Home > Notícias

Empresas enfrentam problemas para adotar redes sociais

Ferramentas sociais exigem mudança de cultura de negócios e não apenas de tecnologia. Adoção será lenta, afirma estudo da Burton Group

ComputerWorld / China

06/04/2009 às 9h02

Foto:

Uma consultoria dos Estados Unidos desenvolveu um estudo sobre redes sociais nos negócios, pois observa que muitos de seus clientes estão enfrentando problemas em executar a adoção das redes. Segundo a Burton Group, até mesmo companhias com potencial, e que tenham negócios voltados a projetos de redes sociais "continuam tendo um notável nível de incerteza".

"As organizações estão lutando com problemas não-tecnológicos como questões de negócios, métricas, políticas e controles, papéis e responsabilidades, modelos de participação dos empregados e dinâmicas culturais", disse a consultoria.

Entre as principais razões que impedem os clientes da consultoria tomar a decisão por  adotar serviços de rede social estão que as tecnologias são vistas como voltadas apenas a empregados mais jovens e também aumentam o conhecimento mantido pelos empregados.

O núcleo do problema, no entanto, é a desconexão entre rede social e a cultura tradicional de negócios corporativos. Redes sociais precisam ser vistas menos como uma questão tecnológica e mais como uma ferramenta de negócios. Para isso, é necessária uma mudança de comportamento, afirmam os especialistas.

Ainda de acordo com a Burton Group, a adoção das redes sociais nos negócios será lenta. Muitas companhias não implementarão o Facebook ou o Twitter aos seus negócios até que vejam claramente os benefícios alcançados por outras companhias que tenham adotado antes - ou mesmo seus concorrentes, afirmou a consultoria.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail