Home > Notícias

Empresas pretendem gastar mais e migrar para o Windows 7 em 2010

Pesquisa revela que uma em cada companhia tem planos de pretende comprar o novo sistema operacional já no próximo ano.

Redação do Computerworld/EUA

28/12/2009 às 13h30

Foto:

Há apenas dois meses após ser lançado no mercado, o Windows 7 está ganhando espaço dentro das companhias. É o que revela pesquisa feita pela empresa de pesquisa ChangeWave, a qual constatou que 93% dos usuários corporativos disseram estar satisfeitos com o novo sistema operacional da Microsoft.

O índice de satisfação com o ambiente operacional também registrou aumento de um ponto percentual em comparação com estudo realizado pela ChangeWave em julho último. O levantamento da foi realizado em novembro e contou com a participação de 1,7 mil executivos responsáveis pela compra de tecnologia nas companhias.

“Pesquisas anteriores mostravam que as companhias estavam adiando a compra do Windows 7. As conclusões recentes mostram resultados opostos”, afirmam os analistas da ChangeWave, Paul Carton e Adam Golub.

Um em cada cinco entrevistado disse que o Windows 7 está fazendo sua empresa apressar os planos de upgrade e que a atualização deverá ser concluída dentro de aproximadamente seis meses.

Apenas 3% afirmaram que o novo sistema operacional da Microsoft gerou uma aceleração significativa nos planos de upgrade. Outros 6% revelaram que o ritmo desse trabalho é modesto e 10% contaram que a aceleração é leve.

Cerca de 10% dos compradores corporativos de TI pesquisados disseram que suas empresas já compraram PCs com o Windows 7 instalado.

A Microsoft lançou o Windows 7 em 22 de outubro, quando o sistema operacional chegou ao varejo embutido em novos computadores entregues pela indústria. A Microsoft liberou grandes volumes de licenças do sucessor do Windows Vista para clientes desde agosto.

Pesquisa da ChangeWave realizada em julho revelou que o calendário de lançamento do Windows 7 era favorável para a Microsoft e que companhias americanas planejavam comprar o novo sistema operacional antes mesmo de sua liberação para o mercado. O estudo de novembro mostrou que o interesse gerou otimismo, o que incentivou a indústria a investir em PCs com o novo sistema operacional.

Aumentos dos gastos em 201
De acordo com estudo da ChangeWave, 22% dos compradores de TI disseram que suas companhias planejam aumentar os gastos durante o primeiro trimestre de 2010, o que significa quatro pontos percentuais de crescimento em comparação com pesquisa similar realizada em agosto.

Apenas 21% disseram que suas empresas irão reduzir os investimentos em TI. A última vez que os compradores de TI disseram que sua empresa aumentaria os gastos foi em novembro de 2007.

A Microsoft com Windows 7 deverá ser uma das principais beneficiadas com as previsões de aumento dos gastos com TI, informa a ChangeWave. Mais de um quarto dos entrevistados (26%) disseram que sua empresa planeja ampliar os investimentos com produtos da Microsoft no próximo trimestre, contra 16% em agosto e 10% em fevereiro passado.

As companhias entrevistadas demonstraram que estão felizes com o Windows 7. Entre os compradores que já usaram o novo sistema operacional, 37% disseram que estão muito satisfeitos com o novo ambiente, enquanto outros 56% responderam que suas companhias estão um pouco satisfeita. Esses índices são melhores que os obtidos em levantamento de julho com usuários do Windows 7.

O sucesso da Microsoft com o Windows 7 não parece preocupar a rival Apple, afirmam Carton e Golub. Os planos para compras de Mac bateram um novo recorde na última pesquisa. O estudo revelou que 10% das companhias pretendem adquirir laptops e desktops da Apple no primeiro trimestre de 2010.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail