Home > Notícias

Empresas se juntam na corrida contra o “tênis Nike e iPod”

Usuários que gostam de esportes poderão escolher entre player de música da Apple ou celular da Samsung para ajudá-lo no treino.

Por IDG News Service/Taipei

07/03/2008 às 10h13

Foto:

A Samsung Eletronics e a Adidas se juntaram na corrida contra a Apple e a Nike, para oferecer um dispositivo que toca música e transmite informações sobre o treino do usuário enquanto ele se exercita.

O miCoach, telefone móvel da Samsung que toca música, faz jus ao seu nome porque realmente tenta encorajar seu dono a correr, por exemplo, pedindo que ele aumente a velocidade e informando-o sobre quanto tempo de exercício que ainda resta e como estão seus batimentos cardíacos.

O sistema inclui um monitor que exibe a freqüência cardíaca, um sensor que deve ser colocado nos tênis e um jornal web sobre o treino que estimula o usuário a se manter disciplinado.

Com o miCoach, Samsung e Adidas começam uma briga contra a Apple e a Nike, que já oferecem a dupla “tênis e iPod”, nos EUA, desde julho de 2006, também focando em pessoas que gostam de esportes.

O sistema “tênis Nike e iPod” também ajuda o usuário a ser disciplinado em seus treinos, dizendo a ele - nos fones de ouvido e na tela do iPod - a distância percorrida, quantas calorias foram consumidas e outras informações.

A principal diferença entre os dois sistemas é que o modelo da Samsung também funciona como um telefone móvel, enquanto o da Apple é só um player de música. O usuário do miCoach pode, a qualquer momento, parar a música para atender ao telefone. Entretanto, esse dispositivo tem capacidade de armazenamento muito menor do que o iPod. O miCoach oferece 1G de espaço e o iPod Nano pode oferecer até 8G.
++++
O preço dos dois sistemas também é diferente. O kit de luxo da Samsung/Adidas custa aproximadamente 612 dólares – com celular, monitor de freqüência cardíaca, sensor de tênis e outros acessórios. Já o kit da Nike/Apple, com iPod Nano de 8G, cartão iTunes de 30 minutos, cartão de presente equivalente a 100 dólares para adquirir um tênis e mais acessórios esportivos, custa 328 dólares.

Outra característica importante do sistema da Samsung/Adidas é que o seu usário não precisa usar apenas uma marca de tênis – como acontece com o kit Nike/Apple. O sensor vendido com o kit da Samsung/Adidas pode ser amarrado no cadarço do tênis e o sensor da Nike/Apple vem costurado no interior do tênis.

"O miCoach estará disponível primeiro no mercado alemão e depois no resto da Europa, no final de março", afirmou a representante da Samsung, Sophia Kim. No mínimo dois kits diferentes serão vendidos nas lojas da Adidas e da Samsung. O kit básico, que inclui celular e faixa para prendê-lo no braço, custará 200 euros.  

"Os preços ainda podem ser alterados", disse Kim, “e não sabemos ao certo quando o dispositivo será lançado nos EUA e na Ásia”, ela acrescentou.

O celular miCoach possui 14,5 milímetros de espessura, uma tela LCD de 2 polegadas e uma câmera de 2 megapixels. Haverá modelos em sete cores, entre elas rosa, vermelho, grafite, azul safira e prata.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail