Home > Notícias

Empresas vão investir menos em tecnologia em 2009, diz IDC

Previsão anterior afirmou que gastos globais de tecnologia cresceriam 5,9%, mas consultoria diminuiu crescimento para 2,6%.

Computerworld/EUA

13/11/2008 às 10h33

Foto:

Os gastos na área de tecnologia em 2009 crescerão menos do que a metade prevista pela IDC, como consequência da crise financeira global, afirmou a consultoria na quarta-feira (12/11).

A previsão anterior afirmava que os gastos em tecnologia cresceriam 5,9% em 2009 mas, em seu novo relatório, a consultoria prevê crescimento de apenas 2,6%. Nos próximos 4 anos, segundo a IDC, mais de 300 bilhões de dólares serão perdidos na indústria de TI devido a esta redução.

Nos Estados Unidos, a queda é ainda maior. A IDC havia previsto crescimento de 4,2% nos gastos, mas revisou a previsão para aumento de 0,9% em 2009. Outras consultorias, como a Forrester Research e o Gartner, em outubro, sugeriram que os gastos em TI cairiam devido ao 'clima econômico' no mundo.

A IDC comunicou um cenário ainda pior do que a baixa taxa de crescimento, mostrando que os gastos de TI podem aumentar só 0,3%, perspectiva pior do que em qualquer ano desde a Segunda Guerra Mundial.

Mesmo com as notícias negativas, o analista John Gantz, da IDC, disse que a tecnologia ainda está “em uma posição melhor do que nunca para resistir à desaceleração da economia”. Ele explicou que a indústria está presente em situações críticas e é vital para manter a produtividade dos negócios.

Embora a América Latina, África e outras economias em desenvolvimento presenciem “crescimento saudável”, a evolução será menor do que as previsões anteriores.

Serviços e software verão crescimento sólido, enquanto os gastos com hardware cairão em 2009. A IDC não forneceu números adicionais.

A consultoria previu, apesar dos 300 bilhões de dólares que serão perdidos em receita pelo setor nos próximos 4 anos, que em 2012 a indústria verá “total recuperação”, com taxas de crescimento em 5%.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail