Home > Dicas

Encurte URLs com apenas um clique usando o Automator

A partir dessa ferramenta do Mac, compartilhe seus links com maior rapidez em serviços como redes sociais

Macworld / EUA

13/09/2010 às 18h06

Foto:

Twitter e outros serviços online tornaram os encurtadores de URL muito populares; alguns endereços são úteis não só em redes sociais, mas a qualquer momento que o usuário precise compartilhar links (especialmente aqueles muito longos).

Há várias maneiras de diminuir o tamanho das URLs , algumas delas são integradas aos aplicativos de mídias sociais. Mas se o usuário quiser uma ferramenta que encurte os endereços em praticamente qualquer lugar, os usuários renaultssoftware e yesiamnhoj, do MacOSXHints, encontraram uma maneira de construir um serviço no Automator que permite diminuir qualquer URL de tamanho em qualquer aplicativo, com apenas um clique.

Para isso, abra o Automator e selecion um novo Serviço. Na barra superior, escolh Service Recieves to URLs e  In to Any Application. Arraste  Run AppleScript (da seção Utilities) e cole o código abaixo na janela de entrada, substituindo qualquer coisa que já estiver lá:

on run {input, parameters}
     return (do shell script "/usr/bin/curl 'http://qgf.in/api.php?url=" & (item 1 of the input) & "'")
end run

Abaixo disso, arraste o Copy para ação Clipboard. Salve o Serviço como Encurtar URL ou qualquer outro nome. Feito isso, o usuário deve ser capaz de utilizar o Control-clique em qualquer URL em qualquer programa e escolher Encurtar URL no submenu Services; o endereço deve estar disponível para ser colocado no Twitter, e-mail ou qualquer outro lugar.

Essa dica utiliza um serviço para diminuir URLs não muito conhecido, o QGF.in. É possível usar outros serviços também, desde que eles tenham APIs. Para usar outro serviço, troque http://qgf.in/api.php?url= no script acima; a sintaxe geralmente usada é http://NOME.DOSERVIÇO/api?url=.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail