Home > Notícias

Entenda porque o Galaxy S4 presta atenção no rosto do usuário

Recursos como Smart Scroll e Smart Pause analisam constantemente a posição dos olhos e da face e permitem rolar páginas web ou pausar vídeo sem tocar na tela.

Agam Shah, IDG News Service

15/03/2013 às 15h49

Foto:

Durante uma apresentação ao melhor estilo “Broadway” na noite desta quinta-feira a Samsung apresentou muitos recursos de seu mais novo e poderoso smartphone, o Galaxy S4, mas surpreendentemente não entrou em detalhes sobre a tecnologia que rastreia a posição do rosto e dos olhos do usuário, que pode enriquecer a experiência ao assistir vídeos ou navegar na web.

Um destes recursos é o Smart Pause, que pode pausar automaticamente um vídeo assim que o aparelho detectar que o usuário não está mais olhando para a tela. “O smartphone entende que você está olhando para ele, e quando nota que você desviou o olhar, pausa automaticamente”, disse Drew Blackard, diretor de planejamento de produtos da Samsung, durante uma entrevista no evento de lançamento.

O Smart Pause só está disponível em vídeos assistidos com o aplicativo Samsung Video Player, e pode ser ativado e desativado ao gosto do usuário. Ele não funciona em outros aplicativos de vídeo, como o YouTube, mas Blackard diz que está avaliando oportunidades e trabalhando com parceiros para trazer novos recursos.

Outra tecnologia relacionada, chamada Smart Scroll, pode rolar uma página web para cima ou para baixo de acordo com o movimento dos olhos do usuário. Um indicador em verde mostra que o smartphone sabe que há um rosto olhando para a tela. Combinado à inclinação do aparelho, a janela do navegador irá rolar para cima ou para baixo.

galaxys4_cores-360px.jpg
Samsung Galaxy S4

Combinado à detecção de faces, é mais fácil inclinar ligeramente o aparelho do que mover a cabeça para cima ou para baixo para rolar a página. “Não usamos o movimento da cabeça porque estudamos isso no passado e é algo incômodo. Olhar direto para a tela é mais natural”, disse Blackard. 

O Smart Scroll também funciona com e-mails, mas não ainda em apps de terceiros como o Polaris Office, um pacote de aplicativos de produtividade para dispositivos móveis.

As novas tecnologias são parte de um grande conjunto de novos recursos introduzidos pela Samsung para que seu smartphone possa ser usado sem olhar para a tela. A empresa também desenvolveu tecnologia de reconhecimento de gestos chamada Air View que permite “pairar” um dedo sobre a tela, sem tocá-la, para ver uma amostra de notícias, e-mails, arquivos em uma pasta ou informações em calendário. Gestos também podem ser usados para rolar a tela, alternar entre abas no navegador ou até mesmo aceitar ou rejeitar chamadas.

“Fizemos muito trabalho para que estes recursos sejam fáceis de descobrir e de usar”, disse Blackard.

Globalmente o Galaxy S4 estará disponível em 327 operadoras e 155 países. No Brasil ele chega em 26 de Abril. O modelo com 3G custará R$ 2.399 e o com 4G R$ 2.599, ambos com 16 GB de memória interna, expansível com cartões microSD. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail