Home > Notícias

Entidade usa Twitter para unir doadores e receptores de sangue

Rede sem fins lucrativos quer facilitar o encontro entre quem precisa e quem pode ser doador.

Juliano Moreira, do IDG Now!

30/03/2010 às 14h26

Foto:

Uma rede social criada com o objetivo de estimular a doação de sangue. Essa é a missão do Veia Social, projeto sem fins lucrativos que entrou no ar  há pouco mais de três semanas.  

Criado via Twitter pelos empresários Lula Ribeiro, Laila Sena e Oscar Ferreira, a proposta do projeto é facilitar o encontro entre doadores e receptores de sangue. A ideia nasceu depois de Laila necessitar de cerca de 40 bolsas de sangue para  um  tratamento pelo qual passava.

O Veia Social conta com um site, galeria de fotos, vídeos, blog e outras ferramentas interativas. No site, há divulgação de   locais onde ocorrem as coletas de sangue e a possibilidade de  envio de pedidos de doação.

"A divulgação de nossas ações se dá  pelo Twitter, Facebook e via sites e portais, que apoiam a ideia e nos ajudam. Estamos tentando fechar um parceria com o Ministério da Saúde, com o objetivo de expandir o projeto”, afirma Oscar Ferreira.

Rede vermelha
Para fazer parte da Veia Social, é necessário preencher um cadastro no site. As contas são integradas ao Twitter, pelo qual  vídeos e fotos postados se tornam públicos.

Os usuários que efetuarem um pedido de doação, devem completar um formulário com todas as informações, como tipo de sangue. Todas os dados são analisados e encaminhados para os canais de comunicação da rede.

“Existe uma equipe que recebe as solicitações de pedidos e que fica responsável pela veiculação de informações. A solicitação será publicada em um post no Veia Social e encaminhada para o perfil oficial da instituição no Twitter e no Facebook”.

De acordo com Ferreira, o site conta atualmente com cerca de 300 membros. A estimativa de seus desenvolvedores é de que até outubro deste ano a rede já esteja abastecida com 2500 participantes de todo o País.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail