Home > Notícias

Entregas de smartphones superam as de PCs pela 1ª vez na história

Segundo pesquisa da Canalys, aparelhos móveis alcançaram 490 milhões de unidades em 2011 contra 414,6 milhões de computadores pessoais.

IDG News Service / EUA

03/02/2012 às 18h46

Foto:

As entregas de smartphones superaram os computadores pessoais – incluindo tablets, notebooks, netbooks e desktops – pela primeira vez na história em 2011, informa nova pesquisa da consultoria Canalys.

Os envios globais de smartphones chegaram a 158,8 milhões de unidades no último trimestre do ano passado, o que contribuiu para fechar o ano em 487,7 milhões de aparelhos.

Esses números se comparam aos 120 milhões de PCs entregues no quarto trimestre e os 414,6 milhões de computadores no ano todo. Essa categoria inclui tablets, netbooks, desktops, e laptops. O maior dos quatro foram de longe os notebooks, que responderam por mais da metade do total do ano; já os tablets ficaram com 15% do segmento.

Com esses dados, as entregas de smartphones viram um aumento de 63% em relação a 2010, quando foram enviados 299,7 milhões de aparelhos do tipo. Enquanto isso, o mercado global de computadores pessoais cresceu apenas 15% de um ano para o outro.

De forma geral, 2011 viu um declínio na demanda por netbooks, uma procura mais lenta por notebooks e desktops e um salto dos tablets, afirma a pesquisa. “Mas os tablets tiveram um impacto desprezível nos volumes de smartphones...”, diz o analista da Canalys, Chris Jones. “Os mercados no mundo todo viram um crescimento persistente e substancial dos smartphones ao longo de 2011.”

Depois, o especialista continua dizendo que “em um espaço de poucos anos, os smartphones cresceram de um produto de nicho no mercado de telefones celulares high-end para tornar-se um objeto realmente de massa”.

Jones notou que os smartphones de preços menores cresceram em popularidade, enquanto que o interesse aumentou pela navegação e pelo uso de apps e serviços em aparelhos móveis. No entanto, a Canalys espera por um crescimento menor dos smartphones nesse ano.

A Apple foi a líder dos dois segmentos, smartphones e PCs, no último trimestre, enviando 37 milhões de iPhones, 15,4 milhões de iPads e 5,2 milhões de Macs. Com esses números, a companhia superou o recorde anterior de entregas de smartphones, que foi alcançado no último trimestre de 2010, quando a Nokia enviou 28,3 milhões de aparelhos.

Ao longo de 2011, a Apple enviou 93,1 milhões de iPhones, um aumento de quase 100% em relação a 2010, tornando-a pela primeira vez líder do segmento antes dominado pela Nokia.

A Samsung ficou logo atrás, com 91,9 milhões de smartphones enviados no ano. Já a Nokia foi responsável pela entrega de 77,3 milhões de aparelhos desse tipo em 2011.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail