Home > Notícias

Entusiastas da Microsoft querem boicotar Opera por acusação na Europa

Grupo propõe que usuários da Microsoft boicotem softwares da Opera por causa de processo aberto sobre Windows.

IDG News Service/ EUA

15/06/2009 às 15h09

Foto:

Um grupo de entusiastas da Microsoft está querendo boicotar os produtos da desenvolvedora de browsers Opera Software, por conta de sua participação na campanha antitruste contra a Microsoft na Europa.

“Nós estamos propondo, hoje, um total boicote de todos os softwares da Opera”, escreveu David Taraso, editor do grupo JCXP - que hospeda fóruns da Microsoft -, em um post na sexta-feira (12/06).

Segundo outro post de Taraso, que explica o texto inicial após as reações dos usuários, o grupo somente quer boicotar a Opera porque foi esta empresa que iniciou o processo contra a Microsoft na Europa.

A ação rendeu à gigante de software duas multas - uma de 613 milhões de dólares referente ao abuso de mercado e outra de 1,3 bilhão de dólares por descumprir a decisão original.

Também rivais no setor de navegadores, a Mozilla e o Google se juntaram, um tempo depois, à investigação.

O processo investiga o fato de a Microsoft incluir o navegador Internet Explorer no sistema operacional Windows, o que pode ser abuso de monopólio.

A Comissão Europeia considera usar como solução uma tela especial, na qual todas as opções de navegadores do mercado, além do IE, seriam apresentadas aos usuários.

“Esta é uma ideia ridícula. É como se a Pepsi colocasse um rótulo em seus produtos, questionando ‘Você já provou Coca-Cola?’”, escreveu Taraso.

Na semana passada, a Microsoft declarou que não incluirá o IE8 na versão europeia do Windows 7, o que também gerou polêmica.

A Comissão Europeia se manifestou contra a oferta da Microsoft, segundo o New York Times, pois a estratégia não eliminaria seu objetivo de promover os navegadores que competem com o IE.

A Opera, que também se pôs à proposta da Microsoft, se recusou a comentar ao IDG News Service sobre o boicote.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail