Home > Notícias

Equipamentos da Apple serão alvos de cibercriminosos em 2011

É o que afirma a McAfee em seu relatório de tendências de segurança para o ano que vem; iPhone, iPad e Mac OS X estão na mira

Macworld/Reino Unido

29/12/2010 às 15h26

Foto:

A empresa de segurança McAfee divulgou um relatório de tendências e ameaças para o ano de 2011. Trata-se de um estudo com previsões sobre o que a companhia acredita que ira acontecer no ano que vem em matéria de segurança. Entre as previsões, a companhia destaca que os equipamentos da Apple estarão na mira dos criminosos da Internet.

Segundo a empresa, a companhia de Steve Jobs, pelo crescimento em suas vendas, atingiu um volume de uso que já torna seus equipamentos um alvo de destaque de ataques.

Tendo como base o que foi visto em 2010 em matéria ciberataques, a companhia destaca a tendência de golpes focados em redes sociais, ataques que exploram recursos de geolocalização e investidas que focam smartphones e tablets (iPhone e iPad entre eles, claro).

A ideia antiga de que os equipamentos da Apple estão imunes a problemas de segurança representa a maior vulnerabilidade da plataforma, já que muitos usuários simplesmente ignoram procedimentos de proteção. Vale lembrar que computadores da Apple e mesmo o iPhone já foram invadidos em alguns segundos em campeonatos de hackers.

"O McAfee Labs identificou em 2010 programas nocivos sofisticados criados para atingir usuários de Macs; acreditamos que isso deve crescer em 2011”, explica a empresa. “A popularidade de iPads e iPhones no ambiente corporativo e a facilidade de levar códigos nocivos para a rede pode colocar em risco usuários corporativos”, diz o documento. A companhia acredita no crescimento do vazamento de dados e no crescimento da captura de informações sigilosas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail