Home > Notícias

Espanhóis pagarão taxa de 3,15 euros por iPod

A partir de 01/07, consumidores pagarão taxas anti-pirataria por aparelhos. Objetivo é arrecadar 117,8 milhões de euros.

MacWorld/Reino Unido

24/06/2008 às 12h56

Foto:

O site Billboard relatou que em breve, os consumidores espanhóis irão pagar uma taxa anti-pirataria pelos aparelhos de música digital,  incluindo o iPod. O imposto - que começará a ser cobrado em 1º de julho - será aplicado na venda de vários produtos, especialmente aqueles capazes de armazenar, tocar, gravar ou copiar músicas e imagens.

Como de costume, os proprietários dos direitos declararam que o dinheiro arrecadado será distribuído entre autores e criadores para compensá-los da quantia teoricamente perdida pela pirataria.

A taxa tem por objetivo alcançar 117,8 milhões de euros para o iPod, celulares e outras vendas neste ano. Os MP3 terão uma taxa de 3,15 euros por unidade, enquanto dispositivos como impressoras e cartuchos de tinta terão uma taxa inferior à nova lei.
Os fabricantes podem escolher pagar as taxas a partir dos lucros de seus produtos ou repassar o imposto para seus consumidores.

O objetivo do aumento de preços pelo gadgets em função da pirataria, já havia sido anunciado pela Apple, Nokia e Motorola.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail