Home > Notícias

Especial: 5 tecnologias que prometem mudar a sua vida nos próximos anos

IoT, bots, I.A, realidade aumentada e tecnologia sem fio híbrida impactarão negócios e a vida de consumidores, segundo Forrester Research

Computerworld (EUA)

21/09/2016 às 10h14

road-ahead-future-625.jpg
Foto:

Analistas dizem que uma gama de tecnologias deverá mudar nossas vidas até 2021. 

Enquanto a companhia Forrester Research defende que 15 tecnologias emergentes são importantes agora, cinco delas devem impactar de uma forma tão grande os negócios e o público em geral,  de acordo com Brian Hopkins, analista de arquitetura empresarial na Forrester.

As cinco em questão são Internet das Coisas (IoT), Agentes inteligentes, Inteligência Artificial, Realidade Aumentada e tecnologia sem fio híbrida. 

“As tecnologias que selecionamos terão o maior impacto em sua habilidade de ganhar, servir e reter clientes cujas expectativas de serviço através da tecnologia estão apenas aumentando”, escreveu Hopkins em um relatório. “Nossa lista foca nessas tecnologias que terão o maior impacto nos negócios nos próximos cinco anos”. 

Da ampla lista da Forrester, que inclui computação de ponta, automação de segurança e gerenciamento de interação de tempo real, as cinco que Hopkins destaca são as que mais têm potencial para disrupção.

Para Hopkins, agentes inteligentes acompanhados de I.A. estão se tornando inteligentes o suficiente para entender o comportamento dos usuários, interpretar as necessidades e tomar decisões.

"Até 2021, nós pensamos que a automação, apoiada por agentes de software inteligentes acionados por uma evolução na inteligência artificial e tecnologia cognitiva terão eliminado 6% dos empregos norte-americanos ", escreveu Hopkins. “Mas a perda não será uniforme. Haverá uma perda de 11% dos postos de trabalho que são vulneráveis e uma criação de 5% dos postos de trabalho nas indústrias que podem se beneficiar".

Outra tecnologia chave emergente é a tecnologia sem fio híbrida, como interfaces e software que viabilizam para usar e traduzir entre diferentes operadoras sem fio, protocolos e bandas de frequência. 

Segundo a Hopkins, até 2021, uma infraestrutura de rede virtual irá emergir para entrelaçar tecnologias sem fio juntas que conectem globalmente IoT e plataformas de envolvimento para o cliente.

Quanto a realidade aumentada, a Forrester prevê "mais jogo" para a tecnologia em aplicações nos negócios durante os próximos anos e depois para o consumidor final - assim como para sua prima: a realidade virtual.

Até 2021, nós estaremos completamente em um período de transição entre as experiências físicas e digitais separadas e misturadas em nosso trabalho e vida, diz Hopkins. 

Para a Internet das Coisas, espera-se mais engajamento de consumidores com seus produtos e as empresas que os produzem, já que a tecnologia proporciona às empresas visibilidade e controle das realidades operacionais e com clientes.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail