Especial iPad
Tudo o que você precisa saber sobre o tablet da Apple, equipamento que será lançado no dia 3/4 e com o qual a empresa pretende sacudir o mercado de portáteis e e-readers
Daniel dos Santos, Macworld Brasil
01/04/2010 às 15h01
Quando no dia 3/4 as lojas da Apple abrirem suas portas, os primeiros consumidores que se enfileiraram do lado de fora terão a oportunidade de conhecer o tão falado iPad, tablet que chega com a promessa de mudar a forma como interagimos com os computadores portáteis e mesmo como lemos nosso livros.
Pode parecer muita pretensão, mas vale lembrar que a Apple mudou a forma como ouvimos (e compramos) música com o lançamento do iPod em 2001 e repetiu a dose ao criar um aparelho que tornou-se o smartphone a ser copiado (e vencido) em 2007, com o lançamento do iPhone. E, para completar, revolucionou a forma de vender software, com a App Store e seus 3 bilhões de programas vendidos.
O iPad, que tem tela de 9,56 polegadas, pesa apenas 730 gramas, tem tela sensível ao toque que dispensa mouse ou os tradicionais trackpads de notebooks, é uma porta de entrada para a Internet, com conexão Wi-Fi ou 3G, e para o mundo do livros eletrônicos, competindo com o Kindle da Amazon. Seus preços começam em 499 dólares.
iPad: nova aposta da Apple
Anunciado em janeiro por Steve Jobs, o tablet da Apple entrou em fase de pré-venda no dia 12/3 e gerou muita especulação sobre o volume inicial de comercialização. A revista Fortune estimou em 150 mil unidades vendidas do iPad nas primeiras 60 horas de comercialização. Acredita-se que o volume de pré-vendas tenha superado 200 mil peças.
Segundo o Wall Street Journal, a Apple deve vender mais unidades do iPad nos seus primeiros 90 dias no mercado do que conseguiu comercializar do iPhone. Em 2007, quando lançou o iPhone, a Apple vendeu 1,2 milhão de celulares. Segundo o Wall Street Journal, se continuar no ritmo atual, o tablet da Apple pode superar esse valor.
De acordo com analistas de mercado da Morgan Stanley, a forte demanda pelo produto antes mesmo do lançamento fez com que as projeções de entregas dos fornecedores asiáticos do equipamento fossem ampliadas para entre 8 e 10 milhões de unidades, ainda em 2010, o dobro da estimativa anterior.
Macworld preparou um especial com tudo o que você precisa saber sobre o iPad, com as informações divididas nas reportagens abaixo. É só clicar nas reportagens abaixo.
Teste
Usamos o iPad: as primeiras impressões
Teste de resistência: detonamos o iPad
Vídeos
Veja o novo tablet da Apple em ação, com o uso da interface sensível ao toque para navegar na Internet ou enviar e-mails.
Vendas
iPad: 300 mil unidades vendidas só no sábado
Preços e diferenças entre as versões
Que programas aceita? A conexão 3G é gratuita? Posso usar teclado? Editores da Macworld EUA respondem às principais questões
Galeria de Fotos
Confira o anúncio do tablet, as primeiras fotos e detalhes do produto.
No Brasil
Site de leilão vende iPad no Brasil por 4 mil reais
iPad deve chegar ao Brasil até junho
iPad será lançado 3/4 nos EUA; lançamento atrasa no Brasil
Disputa no mercado de e-readers
iPad terá mais de 30 mil livros gratuitos
Maior editora de livros do mundo teme guerra de preços com a Apple
“Conheço o Kindle, mas vou comprar um iPad”
Guerra de tablets: Sony corta preço do Reader para brigar com iPad