Home > Notícias

Especial: relembre os melhores aparelhos Android lançados em 2014

Lista inclui smartphones, tablet e smartwatch da HTC, Motorola e Samsung, entre outras fabricantes.

PC World / EUA

17/12/2014 às 16h22

bestandroid2014_520.jpg
Foto:

A melhor coisa sobre o Android é que oferece muitas opções. E a pior coisa do Android é que oferece muitas opções. Existem apenas smartphones demais para escolher! 

Você tem aparelhos feitos de metal ou de plástico, celulares baratos, aparelhos com uma resolução maior do que a sua TV, e telefones tão grandes quanto a sua cabeça. Você não precisa saber o que cada produto Android faz, apenas quais são os melhores.

Foram lançados muito aparelhos Android interessantes neste ano, mas alguns se destacaram por seu excelente design, ótimo valor, hardware incrível, ou software sensacional. 

Confira abaixo os melhores produtos Android de 2014.

Melhor smartphone

Eu uso meu smartphone para tudo: ler, escrever, ouvir música, conversar com colegas de trabalho, manter contato com amigos, e tirar fotos do meu gato. O HTC One M8 (não disponível no Brasil) faz todas essas coisas muito bem. Possui uma qualidade de construção incrível e materiais não superados por outros aparelhos Android neste ano, uma tela de 5 polegadas e 1080p, um ágil processador Snapdragon 801 e ótima duração de bateria.

Os alto-falantes estéreo frontais fornecem uma qualidade de som sem igual. A câmera frontal de 5MP tira ótimas selfies e as duas câmeras traseiras, apesar da decepcionante baixa resolução, trabalham muito bem em ambientes de luz baixa e podem produzir efeitos de profundida de campo bem interessantes.

htcone.jpg

Também vale notar que o One (M8) não está inundado com bloatware (software customizado pelas fabricantes). Os apps e recursos extras que a HTC coloca no aparelho são realmente úteis.

Claro, já temos uma lista de melhorias para o próximo HTC One, como design mais fino e leve e câmeras traseiras melhores. Mas, de forma geral, esse foi o melhor aparelho Android lançado no ano.

Entre as opções disponíveis no Brasil, o Moto Maxx (R$2.200 no Brasil) da Motorola realmente se destaca pela duração de bateria incrível, tela de ótima resolução, câmera traseira que produz fotos de boa qualidade e o design resistente – além do preço atrativo.

motomaxx_520.jpg

Melhor phablet

Não ficamos muito animados com o Samsung Galaxy S5, mas a chegada do Galaxy Note 4 alguns meses depois nos deixou entusiasmados. Esse é o tipo de aparelho que você espera de uma linha tão conhecida da Samsung, e que mostra um movimento na direção certa para os aparelhos top de linha da empresa.

galaxynote4_520.jpg

O phablet com tela de 5,7 polegadas é um aparelho absolutamente lindo. Finalmente troca o plástico por um case premium de metal, e a melhoradas S-pen nos faz repensar a utilidade de uma caneta stylus. A Samsung também retirou um pouco do bloatware da sua TouchWiz UI, tornando a experiência de uso muito mais agradável (apesar de ainda precisar fazer mais para tornar a TouchWiz uma mudança menos radical da interface do Android). Além disso, a câmera traseira de 16MP é uma das melhores que você vai encontrar em um smartphone.

Ah, e é um aparelho rápido, com uma bateria fantástica, e provavelmente a melhor tela de qualquer smartphone do mercado.

Melhor smartphone acessível

Algumas pessoas só querem um smartphone básico e com preço mais acessível, enquanto outras só querem um aparelho de backup – um que possam colocar na mala e usar pelo mundo, independente de onde estejam, sem medo de perder ou danificar um aparelho mais barato.

 Por 729 reais (modelo desbloqueado padrão; a versão com 4G é um pouco mais cara), a segunda geração do Moto G é perfeita para essas duas situações. 

motog2014.jpg

Ele pode não tirar as fotos lindas em alta resolução que os aparelhos top de linha conseguem, mas possui uma ótima duração de bateria, alto-falantes estereo, e um desempenho muito bom.

Além disso, o Moto G não vem com um monte de bloatware nem customizações pesadas na interface, e realmente não se parece com um aparelho barato. E, novamente, a versão desbloqueada funciona em quase qualquer lugar do mundo.

Melhor tablet

A Samsung fez um ótimo trabalho com a sua linha Galaxy Tab S. Tanto o modelo de 8,4 polegadas quanto a versão de 10,5 polegadas são confortáveis, finos e leves, sem falar do visual estiloso.

Esses aparelhos também vem com recursos de software – como um modo multitarefa – que nos fazem começar a “perdoar” a interface TouchWiz, da Samsung.  Também merecem destaque as parcerias da Samsung para ofecer diversos conteúdos gratuitos ou com descontos aos usuários do tablet.

galaxytabs.jpg

A tela AMOLED de alta resolução também são lindas. Podemos ver a razão para a Samsung tentar posicionar esse tablet como um verdadeiro “iPad Killer”.

Os preços no Brasil começam em 1.800 reais, para o modelo de 8,4”, podendo chegar a 2.049 reais, para a versão maior, de 10,5 polegadas.

Melhor smartwatch

Nossa impressão inicial do Moto 360 (R$800 no Brasil) não foi favorável. O smartwatch tinha diversos problemas de desempenho e uma duração de bateria abaixo da média. Desde então, a situação mudou dramaticamente.

Uma atualização de firmware praticamente dobrou a duração de bateria do aparelho, novas pulseiras foram lançadas para expandir as opções, e novos software da Motorola adicionaram novos visuais de relógio e melhor rastreamento fitness.

Moto360_Analogico-580px

Com esses updates, nós podemos chamar o Moto 360 oficialmente de o melhor smartwatch Android do ano. Se você prefere um visual mais clássico e pesado, o LG G Watch R também é uma ótima escolha, mas o design “classudo” da Motorola, juntamente com as opções de personalização e as melhores de software, colocam o 360 à frente.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail