Home > Notícias

Especificação USB SuperSpeed+ 3.1 dobra largura de banda para 10 Gbps

Novo padrão será apresentado aos fabricantes em breve, mas produtos baseados nele só devem chegar ao mercado a partir do final de 2014.

John E. Dunn, Techworld.com

02/08/2013 às 13h30

Foto:

O USB Promoter Group, entidade encarregada de padronizar e promover o padrão USB 3.0 na indústria de tecnologia, chegou a um consenso na especificação do padrão USB 3.1, que terá largura de banda de até 10 Gbps, o dobro do padrão USB 3.0.

O padrão USB 1.0 surgiu em 1996 com largura de banda de até 12 Mbps, e foi sucedido pelo onipresente USB 2.0 em 2000, com largura de banda de até 480 Mbps. O SuperSpeed USB 3.0 chegou em 2008, com uma largura de banda teórica de até 5 Gbps. Mas o surgimento de produtos para o consumidor em cada iteração da tecnologia demorou de dois a três anos em média, um prazo que deve ser apenas ligeiramente reduzido no caso do USB 3.1 SuperSpeed+

Segundo Brad Saunders, Chairman do USB Promoter Group, “a equipe de especificação trabalhou duro para se certificar de que as mudanças feitas para suportar maiores velocidades de transferência fossem limitadas e permanecessem consistentes com a arquitetura USB 3.0 atual para facilitar o desenvolvimento de produtos”.

A especificação será apresentada a desenvolvedores em uma série de conferências que serão realizadas nos EUA neste mês, na Europa em Outubro e na Ásia em Dezembro.

Entre os membros do USB Promoter Group estão empresas como a Intel, HP, Microsoft, Texas Instruments, ST-Ericsson e Renesas Electronics. A adoção “em massa” do novo padrão em aparelhos deve acontecer no final de 2014, na melhor das hipóteses.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail