Home > Notícias

Especificações do USB 3.0 saem no segundo semestre, diz Intel

Porta-voz da empresa afirma que elas serão oferecidas gratuitamente para outras fabricantes de chips possam suportar a tecnologia.

IDG News Service/Singapura

12/06/2008 às 10h01

Foto:

A Intel planeja tornar as especificações para controle de hospedagem USB 3.0 disponíveis gratuitamente durante o segundo semestre deste ano, contrariando os rumores de que a fabricante de processadores queria manter a tecnologia em seu domínio.

As especificações serão colocadas à disposição sob um contrato que não exige pagamento de royalties. “Basicamente: livre, grátis, sem pagamento, zero dólares, livre de débitos, sem nenhum custo, em casa”, escreveu o porta-voz da Intel, Nick Knupffer no blog da empresa.

Os comentários de Knupffer sobre as especificações do controle são uma aparente resposta aos rumores da indústria de que a Intel queria manter para si o USB 3.0 – que promete transferências substancialmente mais rápidas que a velocidade do 2.0. Isso significaria que somente os processadores da Intel iriam suportar esse recurso. As especificações do controle de hospedagem, que diferem das especificações do USB 3.0, são pensadas com o propósito de aumentar a velocidade dos processadores que suportem o USB 3.0.

As especificações estão sendo desenvolvidas pelo USB 3.0 Promoter Group. O grupo conta com membros como Intel, Microsoft, HP, NXP Semiconductors, NEC e Texas Instruments.

“Afinal de contas, quanto mais rápido o USB 3.0 chegar ao mercado, mais rápido os usuários irão encher seus dispositivos e discos rígidos com arquivos, demandando grandes quantidades de recursos computacionais, melhorando suas vidas e ficando satisfeitos em terem adquirido um processador quad-core”, afirmou Knupffer.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail