Home > Notícias

Espera pelo novo iPhone ajuda a derrubar venda de celulares, diz Gartner

Consultoria diz que ambiente econômico desafiador também influenciou comercialização de aparelhos. Samsung e Apple lideram mercado de smartphones.

Da Redação

14/08/2012 às 12h30

Foto:

As vendas globais de telefones celulares para usuários finais somaram 419 milhões de unidades no segundo trimestre de 2012, queda de 2,3% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento realizado pelo Gartner. 

De acordo com o instituto de pesquisas, a comercialização de smartphones cresceu 42,7% no período e os equipamentos foram responsáveis por 36,7% das vendas totais.

"A demanda diminuiu ainda mais no segundo trimestre de 2012", avalia Anshul Gupta, analista de pesquisas do Gartner. "O ambiente econômico desafiador e usuários adiando atualizações para aproveitar lançamentos e promoções disponíveis no final do ano reduziu a demanda em todos os mercados”, justifica. A consultoria também afirmou que a expectativa por aparelhos muito esperados, como a sexta geração do smartphone da Apple, fez com que os consumidores adiassem suas compras. Espera-se que o novo iPhone seja apresentado pela Apple em um evento no dia 12/9.

Gupta aponta que o aguardado lançamento de smartphones como o o novo iPhone e a adoção do 3G por fabricantes chineses vão impulsionar o mercado no segundo semestre. 

O levantamento indica que a Samsung manteve a liderança de mercado de smartphones no segundo trimestre, com 21,6% de participação e 90,4 milhões de equipamentos vendidos, salto de 29,5% comparado a igual período de 2011. Logo atrás está a Nokia, com 19,9% de market share e 83,4 milhões de unidades vendidas. Na Samsung, as vendas recorde de smartphones Galaxy ajudaram a empresa a obter bons resultados.

iphone4s390b

Expectativa pelo sucessor do iPhone 4S (foto) foi "culpada" por vendas menores

No período, as vendas da Apple caíram 12,6%, com 28,9 milhões de smartphones vendidos e 6,9% de participação de mercado. A empresa é a terceira maior em aparelhos. Em seguida, estão ZTE, com 4,3%; LG, somando 3,4%; e Huawei, com 2,6%. 

A Samsung e a Apple, no entanto, continuam dominando o segmento de smartphones. Juntas, são responsáveis por cerca de metade do mercado.

O Android, da Google, continua sendo o sistema operacional preferido dos consumidores e conquistou 64,1% de market share. O iOS, da Apple, 18,8%. O Symbian, da Nokia, aparece em terceiro, com 5,9% de participação, seguido pelo BlackBerry, da Research in Motion (RIM), com 5,2%.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail