Home > Dicas

Esqueci a senha do Windows XP. E agora?

Saiba como proceder quando não for possível lembrar a senha de logon do sistema operacional

Por Redação da PC WORLD

31/01/2008 às 16h03

Foto:

Com a quantidade de serviços online a que todos temos acesso hoje em dia, fica cada vez mais difícil decorar todas as senhas que precisamos usar. Vez por outra a memória nos trai e acabamos esquecendo mesmo aquela password que usamos diariamente para acessar o PC.

Para quem é usuário do Windows XP, as coisas não são tão desesperadoras assim. A primeira coisa a fazer é reiniciar a máquina e pressione F8 antes que o Windows seja carregado.

No menu de Opções avançadas, escolha a primeira, Modo de segurança. O XP então será carregado e vai mostrar uma tela de logon com os ícones dos usuários já estabelecidos e um para a conta do Administrador.

Entre como Administrador – sem senha, a não ser que você já tenha determinado uma anteriormente – e, nesse caso, você terá de lembrar-se dela.

De volta ao Windows, abra o Painel de controle e selecione Contas dos usuários. Dê um Reset nas senhas de todas as contas (ou pelo menos daquela que você não se lembra mais).

Se é possível que você consiga acessar o PC mesmo sem saber a senha dos usuários, imagine, então uma pessoa mal intencionada. Demorou, mas a Microsoft percebeu que tal fato representava uma brecha tamanha de segurança.

Tanto que no Vista tratou de esconder e desativar a conta do Administrador. Assim você não pode usá-la para driblar o login do sistema operacional.

Caso você tenha dificuldades em lidar com um número grande de senhas, que tal usar um programa para ajudar a tomar conta delas? O Password Safe é um utilitário gratuito que faz todo o gerenciamento para você. Além da senha do Windows (que esperamos você não esqueça mais), você só terá de decorar mais uma: a que dá acesso ao programa. Todas as demais serão controladas pelo software.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail