Home > Notícias

Estagiário da Mozilla indica caminho para melhorar Firefox

Hill publicou as recomendações em seu blog pessoal e posteriormente no blog da própria Mozilla Foundation, o Planet Mozilla.

IDG News Service

18/06/2010 às 9h08

Foto:

Após realizar testes com o Firefox e com o Google Chrome, o estudante de mestrado da universidade de Indiana,  John Wayne Hill, atualmente estagiário de design de interface na Fundação Mozilla, sugeriu algumas dicas para melhorar o desempenho da inicialização do navegador Firefox.

Hill publicou as recomendações em seu blog pessoal, que posteriormente também foram postadas no blog da própria Mozilla, o Planet Mozilla. 

"O Firefox é rápido, não há dúvida sobre isso. No entanto, muitas pessoas ainda sentem que ele é muito lento durante a inicialização", disse o estudante.

Junto com Alex Faaborg, um dos designers principais do Firefox, Hill analisou a velocidade do navegador e do Chrome. Segundo ele, o navegador da Google obteve um desempenho melhor por milissegundo.

"O Chrome realiza, durante a inicialização, todas as tarefas de forma simultânea, enquanto o Firefox faz cada uma delas separadamente e seqüencialmente, por isso a velocidade entre eles é diferente", disse Hill.

Uma outra questão abordada por ele, foi o fato do browser da Google usar um menor indicador de carregamento de página – um círculo animado do lado esquerdo de cada guia – enquanto o Firefox apresenta a palavra "Carregando".

Outras vantagens para o Chrome incluem a prática de exibir o título da página apenas quando o site foi elaborado, enquanto o Firefox exibe o título enquanto a página está sendo carregada pelo navegador.

"Este é um truque simples que permite ao Chrome parecer mais rápido, uma vez que, quando o título é apresentado, a página está pronta", destacou Hill. "No Firefox, aparece o título de uma página, mas na verdade a página não está disponível, logo, o usuário tem de "esperar mais", analisou ele.

Para melhor competir com Chrome, Hill recomenda que o Firefox copie alguns dos truques do Chrome, incluindo o desenho da janela do navegador e a redução do tempo entre a exibição da página e o título carregado.

Além disso, ele também sugeriu que a atualização do Mozilla Firefox seja feita quando o usuário fechar o browser, e não quando ele abrir o browser pela primeira vez, como é feito hoje.

"Com apenas algumas mudanças o processo de inicialização, o desempenho do Firefox aumentará consideravelmente", argumentou Hill.

A Mozilla já destinou recursos para a redução efetiva do tempo de inicialização do browser.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail